Você já ouviu falar sobre o Método Gelosia?

Trata-se de uma forma diferente de aprender a multiplicação e como os alunos gostam de novidades, a aceitaram e assimilaram com muito prazer.

Os matemáticos hindus, responsáveis pelo desenvolvimento do sistema de numeração decimal, criaram interessantes formas de cálculo e uma delas consistia neste método de multiplicação que ficou conhecido como Método da Gelosia, sendo levado pelos árabes à Europa e ao resto do mundo.

Os alunos do 4º da Professora Eni Miranda, utilizaram o Método de Gelosia, inicialmente a título de curiosidade e motivação, mas também como mais uma ferramenta para compreensão do algoritmo usual da multiplicação e estratégia de cálculos, o que acaba contemplando as inteligências múltiplas, uma vez que oportuniza mais uma forma para que os alunos entendam e assimilem ainda mais, o processo de aprendizagem da multiplicação. Na oportunidade, como se brincassem de calcular, os alunos realizaram de forma muito prazerosa, multiplicações com dois e mais algarismos.

Na imagem, três propostas de multiplicação usando o método gelosia:

Letra a) 135 x 32. Letra b) 425 x 22 e na letra c) 419 x 24 e a resolução da atividade aplicando o método.

Método Gelesia