Proposta inusitada: “Viver” a personagem

As propostas presentes no Plepi – Projeto de Leitura e escrita do Piedade, desenvolvido nas versões Kids (Educação Infantil) e Júnior (Ensino Fundamental I), visam estimular não somente o gosto e o hábito pela leitura, mas também oportunizar um momento de prazer aliado à possibilidade de que os alunos desenvolvam novas percepções e conhecimentos.

Nesse sentindo, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, da professora Daniela Vechia, foram surpreendidos com a proposta de que deveriam reconhecer as características das personagens do livro lido, para que, com base nas informações recolhidas pudessem dar forma/vida à personagem, a partir de uma apresentação oral.

Para tanto, deveriam recriar e fidelizar o figurino (roupas e acessórios) que retratassem/recriassem o perfil da personagem principal da história. Na oportunidade, foi sugerido ainda, que os alunos realizassem uma pesquisa sobre seu comportamento, seu jeito de se expressar, para que, no dia sugerido pela professora, tivessem a oportunidade de se caracterizar e viver suas personagens em uma apresentação para os demais colegas.

Os resultados da proposta, que foi muito bem recebida pelos alunos, pode ser visto através das fotos abaixo. Parabéns, aos alunos e á professora.

PLEPi e Piedade, estimulando o prazer pela leitura!