Viagem ao Universo

É possível despertar a curiosidade para conhecimentos sobre o universo na Educação Infantil?

Pode parecer distante e complexo para os pequenos, porém a escolha do tema desperta a curiosidade e o encantamento das crianças, afinal, que criança nunca imaginou uma viagem ao espaço ou mesmo até a lua?

Isto sem contar que, na verdade, por serem exímios observadores do seu arredor, já possuem seu próprio conhecimento sobre o universo, as estrelas e são capazes de elaborar hipóteses e tirar suas próprias conclusões e explicações sobre o tema.

Ao longo do trabalho proposto, as professoras Carla e Wanessa, aguçaram e exploraram os saberes sobre o tema e as crianças dos 2ºs períodos da Educação Infantil, puderam se encantar com algumas curiosidades acerca do universo e do espaço sideral, sendo despertadas a formular hipóteses e referente a importância dos satélites naturais e artificiais para o funcionamento do universo.
Como não poderia deixar de ser, a proposta foi muito bem aceita pelos alunos, que tinham muitas contribuições a relatar, extraídos dos contos que ouvem, desenhos que assistem e também enquanto observadores, afinal, sabe-se que as crianças obtém muitos saberes livremente, brincando , observando e se relacionarem com seus pares. Sem contar que, frequentemente abordam o tema, falando com naturalidade, criatividade e sensibilidade, sobre o universo e as coisas relativas a ele.

Viagem Ao Universo