Quantas abordagens…

Dentro da unidade “As moradias e suas histórias”, contemplada nas disciplinas de Geografia e História, os alunos dos terceiros anos das professoras Adriana e Gilvânia tiveram a oportunidade de realizar uma verdadeira viagem no tempo.

Inicialmente foram convidados a observar os tipos de moradia presentes no circuito que realizam diariamente da casa até a escola e também em outros bairros e locais dos quais frequentam com os pais. Com este olhar, a partir da observação deste espaço de vivência e de convivência que oferece conforto e segurança, compartilhado com os familiares e amigos, os alunos tiveram a oportunidade de trabalhar uma grande diversidade de conteúdos:

• perceberam que as construções não são iguais;
  • algumas estão localizadas em áreas não muito apropriadas, sem saneamento básico;
  • outras oferecem melhores condições de habitação.

Os pontos destacados permitiram que uma gama de conteúdos fossem trabalhados e discutidos com os alunos.

Passadas as observações e ponderações iniciais, os alunos estudaram os diferentes tipos de moradia: casas populares, edifícios residenciais, casa de alvenaria, palafita, barraco, casa com influência de outros países, oca, moradia ecológica, traçando um paralelo com as moradias do presente e do passado, numa oportunidade de perceber a evolução nos tipos de construção.

Tiveram ainda condições de refletir sobre a desigualdade nos tipos observados, que acaba retratando questões sociais e culturais, o que os levou a conhecer e debater direitos previstos na Constituição Federal de 1988, que menciona o direito a moradia digna com saneamento básico, com acesso à educação, à saúde e à segurança a todo brasileiro.

Fechadas todas as questões, os alunos foram convidados a  confeccionar maquetes com materiais recicláveis e reutilizáveis, retratando os diferentes tipos de moradia estudados, numa oportunidade de condensar e assimilar o que aprenderam.

Vejam fotos da exposição realizada com as maquetes, quando os alunos tiveram ainda a oportunidade de compartilhar o aprendizado com alunos das outras séries do mesmo segmento.

Maquetes: Tipos De Moradias