Retextualização

postado em: Publicações | 0

Mas afinal, o que seria Retextualização?

Por retextualização entende-se o processo de transformação de uma modalidade textual em outra, ou seja, trata-se de uma refacção e reescrita de um texto para outro, processo que envolve operações que evidenciam o funcionamento social da linguagem. (DELL’ISOLA, R. L. P. Retextualização de gêneros escritos. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.)

Assim, após terem realizado a leitura da obra Três Fantasias (Clássicos Juvenis Três por Três), proposto pela mestra Josimery Nogueira, professora de Português e de Produção Textual (Redação), os alunos, dos sétimos anos do Piedade Max, foram convidados a praticarem a retextualização da obra lida, numa oportunidade de produzirem um novo texto, mais especificamente, criar uma história em quadrinhos da obra supracitada.

O livro, fruto do trabalho de três autores, em três diferentes épocas e em três lugares distintos… dá abertura para um trabalho conjunto com mais autores comprometidos em relatar a temática central, prática esta que oportuniza diferentes processos que perpassam pelo viés cognitivo, discursivo, crítico, linguístico, possibilitando uma gama de aprendizados e de troca entre os estudantes.

Colégio Piedade: Sempre com você!

 

 

Retextualização

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar