Quem nunca pensou em ser aquela personagem dos contos de fadas ou aquele super-herói das histórias em quadrinhos?

Certamente muitos responderão positivamente a este questionamento que, com o PLEPi Júnior, acaba transformando-se em realidade. É isto mesmo! Estimular o gosto e o prazer pela leitura, além de formar bons e ávidos leitores são alguns objetivos esperados e muito bem alcançados durante a execução do PLEPI – Projeto de Leitura e Escrita que se inicia na Educação Infantil e segue ganhando novas nomenclaturas enquanto acompanham os alunos pelas demais séries, até a conclusão do Ensino Médio, quando saem bons leitores e com o domínio das práticas de escrita que lhes garantem expressivas notas na redação do tão sonhado Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.

Desta forma, assim, como temos os segmentos Kids, Júnior, Max e Vest, os projetos de leitura e escrita desenvolvidos no Colégio Piedade, são desenvolvidos de acordo com a faixa etária e recebem diferentes nomenclaturas e visam sempre,  permitir um caminhar prazeroso pelo universo dos livros e de suas histórias, que ao mesmo tempo encantam e formam bons leitores e bons escritores.

Além da prática da leitura, o PLEPi Júnior, direcionado para os alunos do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental I, contemplam uma gama de outras atividades que visam uma experiência única e diferenciada que visam ainda, aguçar nos alunos a vontade de, assim que terminada uma obra, outra logo seja selecionada para ser lida e oportunize uma série de novas interações e experiências, pautadas em uma grande variedade de títulos atualizados e condizentes com a faixa etária do aluno.

Abaixo, disponibilizaremos uma pequena mostra da atividade que sugeriu aos alunos dos 5ºs anos das professoras Cláudia Ramalho e Daniela Vechia, viverem o personagem de uma das histórias lidas. Para tanto, poderiam incorporar, se caracterizar com as roupas e acessórios que fossem significativos em relação ao personagem (protagonista) da obra lida, para que pudessem apresentá-los aos colegas.

Para enriquecer ainda mais a atividade proposta, foi sugerido aos alunos a realização de uma pequena pesquisa, no intuito de permitir que eles conhecessem melhor o personagem que “dariam vida”, identificando seu comportamento, seu jeito de se expressar, levantando dados como o local onde morava e o que mais gostava de fazer.

De posse de todas as informações relevantes coletadas e caracterizados, no dia dois de junho, no salão nobre do Colégio piedade, uma mostra foi disponibilizada e, como que saltando dos livros, os personagens puderam compartilhar um pouco de suas aventuras, além de demostrar um pouco de seu regionalismo, de sua cultura, da sua personalidade e dividir algumas tramas vividas, abrindo caminho para que novas leituras sejam realizadas e uma teia de possibilidades e novos conhecimentos sejam explorados e assimilados pelos alunos.

Vivendo O Personagem De Uma Das Histórias Lidas