Quantos aprendizados por trás de uma Receita de bolo

Não se assustem mamães das turminhas do Maternal III das professoras Kelly e Rosângela se de repente vocês forem surpreendidas com um convite de: “Mamãe, vamos fazer um bolo para o lanche?”

É que as professoras fizeram bolo com as crianças. Isto mesmo!

As crianças participaram da confecção de um bolo, durante uma das atividades proposta bem próximo ao início do recesso escolar.

Enquanto iam participando do passo a passo, conheceram os ingredientes utilizados e acompanharam o Modo de Fazer de duas deliciosas receitas de Bolo de Laranja e de Coco!

Toda a receita foi acompanhada pelas crianças que contaram, uma a uma, … quantas colheres, quantas xícaras, quantos ovos seriam gastos, a quantidade de leite, enfim…

Participaram também da mistura dos ingredientes e depois de todos já terem se transformado em uma vistosa massa, visualizaram o untar dos tabuleiros e os levaram para assar na cozinha do Colégio.

Após aguardarem o tempo necessário para assar e também para o bolo esfriar, com os sentidos apurados, logo já queriam degustar o Bolo do qual haviam ajudado a confeccionar.

Além dos ingredientes necessários, a quantidade de cada um, a ordem e de todos os passos, a atividade oportunizou aos alunos a absorção e a assimilação de uma gama de conceitos, uma vez que, de forma lúdica, as crianças tiveram a oportunidade de contar, separar, selecionar, estabelecer critérios, seguir uma ordenação, interagir umas com as outras, aguardar sua vez, absorver novos conhecimentos e, muitas vezes, depois de atividades como esta, passam a aceitar que o alimento comece a fazer parte do cardápio que ela aceita ingerir.

O mesmo acontece quando se trabalha a Salada de Frutas com as crianças, em que admiradas algumas mães  percebem que após a atividade, a criança passa a aceitar a ingestão de frutas que antes ela se recusava a degustar.

Vejam As Fotos Tiradas Durante A Atividade!

Outras matérias relacionadas:

Semana da Alimentação Saudável

MasterChef: o que temos para hoje? postado em: Publicações |

Esse é o Jeito Piedade de Educar.

Uma escola da Rede Piedade de Educação