Qual o verdadeiro significado da Páscoa para os Cristãos?

postado em: Publicações | 0

Querida família Piedade!

No Domingo de Páscoa celebramos solenemente a Ressurreição de Jesus. Cristo ressuscitou e está vivo em nosso meio: Aleluia! Eis aí, o grande acontecimento, evento maior da fé cristã. Eis aí, o sentido e a razão da vida cristã, que perpassa todo o período pascal, o ano litúrgico e toda existência humana. E se destina a toda humanidade, a toda a própria família humana.

A Páscoa do Senhor é o cume e o ápice do chamado Mistério Pascal: paixão, morte e ressurreição de Jesus.

Na Liturgia do Domingo de Páscoa, tão solene o salmista vai dizer: “Este é o dia que o Senhor fez para nós. Alegremo-nos e Nele exultemos!”

A cor branca, tão característica do período pascal, presente nos paramentos litúrgicos, simboliza a própria ressurreição do Senhor, a vitória da vida, a pureza da graça de Deus e nós também acolhemos tudo isto em nossa vida, como a vida de Deus em nós.

O Ciro Pascal representa, portanto, o Cristo Ressuscitado, a nossa luz, a luz da nossa vida, a luz do mundo. Somos revestidos da luz, do amor e da graça de Deus.

A palavra Páscoa significa passagem, das trevas para a luz. Da morte, para a vida nova. É a certeza da vida nova, de vida eterna. É a festa e a vitória da vida, do amor de Deus por nós. Jesus não permanece no túmulo, mas ressuscita e revela os sinais da sua ressurreição à Maria Madalena e aos seus discípulos. Ele é o autor da vida. Deus é o Deus da Vida, do amor e da paz.

A Páscoa proclama que, quem tem a última palavra é Deus. A última palavra é da vida, da ressurreição.

A Páscoa, a ressurreição de Jesus vem proclamar que as forças do mal, não têm a última palavra no seio e na história da humanidade. O bem vence o mal, a alegria vence a tristeza, as trevas são vencidas pela luz, a própria luz de Deus, a luz de Cristo Jesus. Ele que é a luz da vida, a luz do nosso mundo.

Páscoa significa a ressurreição do sorriso, da alegria de viver, do amor de Deus por nós. Somos chamados por Deus a vivermos como ressuscitados já neste mundo e um dia com Ele, celebrar em definitivo, a Páscoa definitiva na eternidade feliz, na plenitude dos tempos.

A sermos assim testemunhas do Cristo ressuscitado, do mundo em que nós vivemos, em meio aos desafios da pandemia e sempre, através do diálogo, da reconciliação, da fé e da esperança, da fraternidade, da solidariedade. Da paz, como compromisso de amor fraterno.

Que a senhora e mãe da Piedade, a senhora do triunfo nos auxilie com sua intercessão, para que sejamos de fato, testemunhas autênticas, do Cristo Ressuscitado, da Ressurreição do Senhor, do mundo em que nós vivemos.

Cristo Ressuscitou, foi imolado por nós, venceu a morte com amor.

O Senhor ressuscitou e está vivo entre nós! Aleluia!

Que as alegrias da Páscoa do Senhor frutifique em nossos corações renove a nossa vida e de toda a humanidade.

Uma feliz e Páscoa para todos!!!