PROJETO “Terceirão” 2022: foco e resultados extraordinários

No último sábado, dia 09 de abril, os alunos da 3ª série do Ensino Médio participaram de uma manhã de formação com o professor Herinaldo Alves, a psicóloga Alessandra Barbosa e a terapeuta e educadora física, Tamara Freitas. Na primeira parte da manhã, conduzidos por Tamara, que também é instrutora de pilates, os alunos tiveram uma sessão de relaxamento, da qual poderão aplicá-la em diversos momentos durante o período de preparação para o Enem, visto que as metodologias empregadas colaboram de forma efetiva não somente para uma melhor qualidade de vida, bem como para um melhor aproveitamento dos estudos, uma vez que, durante a atividade, os discentes conheceram ainda, estratégias que os ajudarão a diminuir o stress e a ansiedade.

Logo após, Irmã Rose Feitosa, diretora do Colégio Nossa Senhora da Piedade, fez a acolhida dos alunos com um momento de oração e, na oportunidade, conversou um pouco com os discentes, ressaltando algumas qualidades da turma, o empenho de cada um e elogiou ainda, o desejo que demonstram de se aperfeiçoarem a cada dia, ao buscarem por melhores resultados, motivo inclusive, que os levou a estarem no colégio naquela manhã chuvosa de sábado participando da formação. Ao final de sua breve fala, Ir. Rose ofereceu-lhes um café da manhã especialmente preparado  para eles.

Na terceira parte da formação, tendo praticado anteriormente a leitura do livro A única coisa – o foco pode trazer resultados extraordinários para sua vida, dos autores Gary Keller e Jay Papasan, a turma foi dividida em grupos e contou com um tempo para preparação da apresentação de alguns capítulos da obra lida. A dinâmica foi possível, pelo fato dos alunos terem lido com antecedência a obra indicada, explica o professor Herinaldo Alves que, juntamente com a psicóloga Alessandra Barbosa, acompanhou o trabalho dos grupos tirando-lhes as dúvidas e orientando-os durante a execução da proposta.

À medida que os trabalhos foram apresentados, a intervenção de Herinaldo e Alessandra foram pontuais e visaram ainda, instigar e ampliar o foco e as considerações, durante o debate realizado.

O uso do livro A única coisa – o foco pode trazer resultados extraordinários para sua vida como referencial para o debate proposto, teve como objetivo auxiliar os alunos a elaborarem estratégias práticas para a manutenção do foco nos estudos e naquilo que é o mais importante para eles nesta etapa da vida. Os autores, Keller e Papasan, advertem sobre algumas atitudes que temos corriqueiramente, como: “não há nada de errado em se dedicar ao seu trabalho, a sua família e ao seu futuro. A questão é: Você está focado no que é realmente importante? Você dedica, hoje, a maior parte de seu tempo a alguma coisa, uma ÚNICA coisa, que sintetize seus sonhos, seus desejos, suas aspirações?” Essas observações vão ao encontro de outras estratégias desenvolvidas durante todo o Ensino Médio no que diz respeito ao Projeto de Vida, uma forma de colaborar na formação dos Projetos de Vida de cada um dos discentes, criando estratégias para conseguirem desenvolver, em médio e curto prazo, seus objetivos propostos ao focar naquilo que realmente é importante. Essas reflexões visaram fomentar nos discentes, de forma clara, que as ações também podem ser mensuradas a partir de critérios de prioridades. Com isso, as escolhas do que é importante nesse momento da vida, são de fundamental importância para desenvolverem habilidades tão necessárias nesta etapa formativa, pontua o professor.

Finalizando a rica manhã de atividades, a diretora e a equipe de profissionais envolvidos, parabenizaram a turma da 3ª série Ensino Médio, que não se intimidaram com a proposta em uma manhã de sábado e compareceram em massa ao Colégio, tornando o momento ainda mais rico e proveitoso.

A Missão da Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade durante os trabalhos desenvolvidos em todos os Colégios da Rede Piedade de Educação, vão além da formação conteudista, pois visam a formação plena de seus alunos. Esta, é só mais uma atividade de tantas que já foram desenvolvidas e que ainda ocorrerão em 2022. Esperamos que todos tenham aproveitado o máximo esta manhã preparada com tanto carinho para vocês. Mantenham o foco naquilo que é importante hoje e vocês terão resultados extraordinários em suas vidas. Parabéns “Terceirão 2022”!