Projeto Solidariedade em prol do Asilo Dona Alzira Ribeiro em Entre Rios/MG

Com o lema “Faça o bem, sem olhar a quem”, o Projeto Solidariedade proposto pelo professor de Filosofia e Sociologia José Márcio Cristiano, às suas turmas do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Nossa Senhora da Piedade, em sua nona edição já se consolidou como um projeto de ação social que mobiliza os alunos a arrecadar donativos em prol dos idosos que vivem no Asilo D. Alzira Ribeiro de Entre Rios de Minas e simultaneamente, a desenvolver a sensibilidade e o olhar para as questões sociais e para o outro, numa formação humana e cristã. O projeto vai de encontro à proposta desenvolvida no Programa a Grande Conquista, um conjunto de projetos que fundamenta o fazer pedagógico da Rede Piedade de Educação, cuja mantenedora é a Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade, fundada por Monsenhor Domingos Evangelista Pinheiro e que se preocupa em desenvolver nos educandos de seus sete colégios-irmãos, uma educação de qualidade com espaço para a manutenção da sensibilidade, do carinho, do carisma, do desenvolvimento da consciência cidadã, da auto estima e do amor ao próximo. Com esse compromisso e inspirados no diferencial pedagógico do educandário, durante toda a campanha de arrecadação de donativos, os alunos passam por reflexões e recebem ainda o convite  de voltar o olhar para os idosos e a partir daí reconhecer a importância de amparar, de cuidar, de serem solidários, revendo posturas e comportamentos e se conscientizando de que os jovens de hoje, serão os idosos de amanhã, uma importante e necessária reflexão.
Durante a visita, os alunos brincam, ouvem as histórias, tocam, cantam, dançam e se emocionam com os velhinhos.
Para o professor idealizador do projeto a experiência é sempre única: “Realizamos esta proposta de arrecadação de donativos para os idosos do D. Alzira Ribeiro a quase uma década e posso afirmar, depois de acompanhar a nona turma de que o aprendizado e a experiência vivida pelos alunos é muito positiva e transformadora. Após as horas que passamos com os velhinhos, eles saem de lá bem mais maduros e conscientes acerca do respeito e cuidado que os idosos merecem.
Na oportunidade, os alunos aproveitam para transmitir os agradecimentos a todos àqueles que apoiaram, que se sensibilizaram, que doaram e contribuíram para o sucesso da Campanha em prol dos idosos do Asilo D. Alzira Ribeiro.

Projeto Solidariedade

Uma escola da