Primeiras atividades do PLEPi Kids encantam a todos

As primeiras semanas de atividades já demonstram o sucesso do PLEPi Kids – Projeto de Leitura do Piedade – versão kids que, desde o ano passado passou por uma remodelagem, no intuito de atender progressivamente às necessidades e capacidades das crianças desde o Maternal II ao 2º período da Educação Infantil. Vale ressaltar que, nas turmas de Ensino Fundamental II, do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental, o Projeto de Leitura recebe outra nomenclatura, passando a se chamar PLEPI Júnior e assim progressivamente no Ensino Fundamental II e Ensino Médio, quando possuem novos nomes e atendem às especificidades das turmas.

O PLEPi Kids, visa disponibilizar uma gama de atividades no intuito de não apenas estimular o gosto e hábito de ler, mas também possibilitar às crianças que se encantem com o mundo maravilhoso da Leitura, enquanto embarcam em uma viagem repleta de histórias, descobertas e possibilidades, alimentando o imaginário criativo das crianças e paralelamente, oportunizando que todas as turminhas evoluam em seu processo criativo e sua oralidade – a capacidade de se comunicar com desenvoltura e de forma ordenada, quando recontam as historinhas aos colegas, bem como as experiências vividas como os mascotes – os amiguinhos das turmas.

Conforme mencionado anteriormente o projeto ganhou uma nova modelagem e em parceria com as famílias, desde o Maternal II, em seus primeiros passos rumo ao processo de alfabetização, quando serão capazes de não apenas identificar as letras e palavras para posteriormente migrarem para a assimilação e aquisição do processo de leitura, as crianças contam com a presença e ajuda dos pais, para ajudarem-nas a, de forma criativa e mais segura, recontar as historinhas lidas, em uma parceria de sucesso Escola x Família, ambos comprometidos com a mesma causa: fazer com que as crianças se apaixonem pela modalidade leitura, porta aberta para seu desenvolvimento cognitivo.

Disponibilizaremos alguns momentos, de modo a ilustrar e também compartilhar um pouco deste sucesso:

As alunas Ana Júlia e Alice Cecília, do Maternal II, das professoras Helenice e Adriana, com a ajuda das orgulhosas mamães, cada uma em sua turminha, recontou a história. Ana Júlia preparou a história: Os 3 Porquinhos e Alice Célia a história: Branca de Neve e os sete anões.

As turminhas do Maternal III, das professoras Rosângela e Kelly, também capricharam. A aluna Kamila contou com a ajuda da mamãe, da titia e do mascote Vovozinho, para recontar a história: A Bela e a Fera, a seus coleguinhas de turma.

Já o aluno Antônio, do Maternal III da professora Kelly, com a ajuda do papai e da mamãe, compartilhou a história:
João e o pé de feijão para os demais colegas da sala.

Os primeiros períodos das professoras Janaína e Andréa, também prepararam o reconto de histórias para os amiguinhos de turma. Veja fotos do Davi Luiz recontando a história: O Pequeno Polegar para coleguinhas que nem piscaram os olhinhos.

Abaixo, a aluna Marina, da professora Andréa, carinhosamente preparou o reconto da história: Alice no País das Maravilhas. Marina  estava uma verdadeira Alice!

Os segundos períodos das professoras Carla e Wanessa, em atenção às atividades propostas no projeto de leitura, também presentearam os colegas com o reconto das histórias lidas por eles.  Abaixo, a aluna Lívia, da professora Carla, acompanhada pela Bruxinha, contou: A Bela e a Fera para os coleguinhas.

Já a turminha do 2º período da professora Wanessa, contou com a preparação do aluno Arthur que recontou a história: A pomba e a formiga, juntamente com o Carimbador Maluco, que ficou ao seu lado durante todo o tempo. Assistam a um trechinho da história.

As famílias passam por uma experiência única: acompanhar seus filhos para embarcar em uma linda viagem, que fará conexões anuais em diferentes pontos, enquanto crescem e se apaixonam pelas possibilidades vivenciadas através da leitura praticada no decorrer do ano letivo e nas demais séries que virão, em que as abordagens evoluem e contemplam novas propostas, à medida que as crianças vão crescendo e se graduando.

Matérias anteriores

PLEPI Kids – Musical da Arca de Noé