Pré-inspeção sanitária deixa volta às aulas iminente

Na última quarta-feira, dia 28 de julho, compareceram nas dependências do Colégio Nossa Senhora da Piedade, os Secretários Municipais da Educação e da Saúde, Sr. Wilson Fernandes e Sr. Thomás Alvarenga, respectivamente,  bem como a Coordenadora da Vigilância Sanitária do município, a Sra. Renata Adriane.

No encontro, em uma pré-inspeção sanitária, procederam diligência nas dependências do Colégio e explicaram as ações que o Município adotará em atenção ao retorno seguro às aulas nesse segundo semestre letivo, no qual, o Colégio prontamente se organizou e está apto ao retorno das aulas no formato híbrido, em substituição ao sistema on-line desenvolvido durante o primeiro semestre.

Assim, na próxima segunda-feira, dia 02 de agosto, as atividades escolares retornarão, ainda, no formato on-line, com a grata certeza de ter todo o quadro de professores, funcionários e Irmãs, tendo recebido a primeira dose da vacina, aguardando somente, o intervalo necessário de três meses, tempo que confere uma maior eficácia de ação/reação do organismo contra a Covid-19, para receberem a segunda dose, garantindo uma imunidade de longa duração e mais segurança para todos enquanto aguardamos que a campanha se estenda aos demais grupos envolvidos.

Neste intervalo, Ir. Ribamar e equipe pedagógica, aguardam o recebimento do Checklist que será disponibilizado pela SMS – Secretaria Municipal da Saúde e pelo Setor Epidemiológico a todas as escolas do município que deverão respondê-lo e, somente após estes trâmites legais, receber a liberação/concessão para o retorno das atividades no sistema híbrido – em que as aulas serão ministradas simultaneamente aos alunos (parte presencial/parte remota), seguindo o escalonamento semanal elaborado pela escola, que determinará através de rodízio, quais alunos deverão acompanhar as aulas presencialmente e quais deverão acompanhá-la remotamente, de suas casas.

Mediante a iminência do retorno às aulas presenciais no município, outra importante ação empreendida pelo Colégio Piedade e que aconteceu nas demais unidades da Rede Piedade de Educação, foi a capacitação de toda a equipe, ocorrida no último dia 13 de julho, através da ENGEMEL LTDA – Empresa de Medicina do Trabalho e Engenharia de Segurança, referente aos protocolos de prevenção e combate à COVID-19.

Após o importante encontro, direção e equipe pedagógica aguardam o recebimento do Checklist supracitado e da inspeção final, para proceder o retorno seguro das aulas no sistema híbrido, quando receberá seu corpo docente, bem como o discente – alunos cujas famílias responderam positivamente ao questionário preliminar, oficializando a autorização para o retorno no modo híbrido. A volta contará, inicialmente, com um momento de esclarecimentos, no intuito de garantir que todas as orientações de segurança e cuidados disponibilizados nos 5 Protocolos de Retorno às Aulas Presenciais, sejam seguidos.

Os protocolos setorizados, foram elaborados e disponibilizados desde outubro de 2020 e, ainda que os públicos assistidos já tenham ciência, esse repasse inicial se faz necessário, no intuito de assegurar sua aplicabilidade, uma vez que, enquanto instituição formadora, as escolas desempenham um importante papel para a desaceleração da disseminação do COVID-19, ao garantir que as crianças e os jovens, frequentem um ambiente de aprendizagem seguro e saudável.

Solicitamos às famílias que fiquem atentas às informações que serão repassadas via ClassApp, nosso canal oficial de comunicação, quanto ao retorno e escalonamento, que definirão as datas nas quais seu(s) filho(s) retornarão de forma presencial, bem como, quando deverão acompanhar as aulas de forma totalmente on-line, assim como, os horários de chegada e saída que determinarão os fluxos, no intuito de evitar a aglomeração. Através deste mesmo canal e de nossas redes sociais, serão repassadas ainda, outras informações no intuito de alinhar todas as ações e assegurar um retorno seguro, tão logo recebamos o aval da inspeção sanitária.

Além da Plataforma G-Suite For Education, utilizada desde o ano passado na mediação das aulas on-line, o Colégio está totalmente estruturado para o retorno seguro de forma híbrida, com suas salas de aulas e todos os setores devidamente equipados, sinalizados e seguindo todas as determinações previstas em seus protocolos de retorno que, inclusive receberam reconhecimento e selo internacional.

Ressaltamos, que a liberação pelos órgãos competentes municipais das áreas da Saúde, da Educação e da Vigilância Sanitária ao retorno às aulas presenciais, é um aferidor muito positivo, resguardadas as medidas que imprimem as novas formas de viver em grupo, tanto pelas instituições, quanto pelas famílias e demais grupos, em consonância com as orientação de segurança e mudança cultural dos hábitos em prol de si próprio e do coletivo.

Permaneça conectado conosco por meio do ClassApp e também por meio de nosso site e de nossas redes sociais no Facebook e no Instagram.