Café Filosófico: Porque há decisões que são para toda a vida

Em sua décima segunda edição o Café Filosófico, proposto pelo professor de Filosofia e Sociologia José Márcio Cristiano, já se consagrou como um momento de culminância, quando acontece o fechamento de um grande ciclo que se iniciou na Educação Infantil e se encerra com a conclusão do Ensino Médio, última etapa do Ensino Regular. Neste ano, aos vinte e dias do mês de novembro, o tema abordado foi: Educação e Escolha Profissional.

Em vias de se concluir o Ensino Médio, o aluno que está com seus 17 ou 18 anos a completar, alguns até mais novos, se vê tendo que definir um caminho a seguir, quando é esperado que já tenha definido ou a escolher qual carreira seguirá, de modo a dar continuidade ao seu processo de formação e futuramente se tornar um profissional na carreira que decidir abraçar como aquela que lhe trará não apenas o respaldo financeiro necessário, mas também sua realização enquanto pessoa, enquanto cidadão.

Decisão esta que precisa ser muito bem analisada, pois definir qual carreira seguir é na verdade uma decisão que exige um certo grau de maturidade e também de conhecimento, de si primeiramente, do que o faz sentir-se realizado(a) enquanto pessoa, bem como no conhecimento prévio que detém acerca das responsabilidades, do perfil do profissional que abraça esta ou aquela careira, ou seja, o aluno precisa se ver realizando tais tarefas, sendo aquele profissional que se tornará no futuro e decidir se é realmente aquilo, ou aquela carreira que o transformará em um adulto realizado e satisfeito com o que escolheu exercer.

O encontro é sempre muito agradável e os alunos são convidados a refletir, se posicionar, explanar acerca de suas dúvidas, enfim, é um momento de muita troca, reflexão e interação, de tirar dúvidas, de consolidar escolhas, de descartar o que passa a ser notoriamente o que ele não que para si. Esta parada é muito importante pois os alunos têm a oportunidade de analisar suas escolhas, evitando assim que inicie um curso e de repente se veja insatisfeito e tenha que recomeçar. Depois deste encontro, se tornam bem mais seguros acerca do que definiram como escolha da carreira a seguir.

Depois de toda a riqueza da troca é chegado o momento da celebração, em que mais seguros de si, os alunos juntamente com os demais professores compartilham um delicioso café, tornando o momento ainda mais marcante e especial.

Vejam fotos:

Café Filosófico