PLEPi Júnior inspira estudantes a desenvolverem arte que retrata a obra lida

Desenvolvido em duas versões (Kids e Júnior), o PLEPi – Projeto de Leitura e Escrita do Piedade apresenta propostas diferenciadas por segmento e por turmas. Assim, enquanto na Educação Infantil (kids), o objetivo visa inicialmente despertar o gosto pela leitura e o mundo encantado da imaginação e da fantasia, bem como auxiliar no processo de aquisição da linguagem; no Ensino Fundamental (segmento Júnior), visa a ampliação do vocabulário, a formação de leitores assíduos, que realmente sintam prazer e vontade de ler as infinitas obras disponíveis, compreendendo a riqueza que há em uma boa leitura e em contrapartida, que passem pelo processo de alfabetização de forma prazerosa e efetiva.

Assim, para a série final do Ensino Fundamental I, o projeto é bem mais abrangente e apresenta propostas distintas a cada obra lida, levando os alunos a, cada vez mais, buscarem novas literaturas, das quais, diferentes propostas de atividades os aguardam e os estimulam a ler cada vez mais, para que se tornem mais conscientes e críticos, a partir das diferentes e prazerosas propostas.

Como mencionado anteriormente, a cada obra lida, diferentes propostas são apresentas aos alunos. Na abordagem aqui apresentada, visando fomentar o espírito criativo dos alunos através de atividade lúdica em que possam se reconhecer como parte do meio, as pedagogas Daniela Vechia e Cláudia Xavier, apresentaram a proposta a seus alunos dos quintos anos; desenvolver a criação de uma arte com massinha de modelar, de forma que, usando a criatividade e a imaginação, procurassem fidelizar as características dos personagens, dos locais por onde a história lida se passa, ou seja, que de forma artística, representassem a história que acabaram de conhecer.

Abaixo, mostra dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos.

Plepi