🏙🏛 Pequenos construtores 🏙🏛

Qual o verdadeiro sentido em estimular as crianças a reproduzir espaços a partir da construção de maquetes?

As maquetes são representaçÔes em miniaturas de objetos ou de lugares. Elas reproduzem as características de um lugar e também imita o funcionamento do que estå sendo representado por elas.

Sendo assim, a proposta de se trabalhar com a construção de maquetes, possibilita aos alunos aprender sobre os espaços representados, compreendendo assim a Geografia por meio da representação cartogråfica. Além disto, com as maquetes também é possível evidenciar a forma do espaço representado e os objetos que compÔem, por exemplo, a paisagem do espaço representado. De maneira simples é possível que os alunos materializem o espaço em tamanho reduzido, aplicando então vårios conceitos da temåtica geogråfica.

JĂĄ pensou o quĂȘ este tipo de trabalho pode oferecer aos alunos?

Uma maquete pode ajudĂĄ-los a compreender de forma mais especĂ­fica e particular: as regras de trĂąnsito, a histĂłria, pontos de referĂȘncia. Com a proposta, os alunos dos segundos anos das professoras MĂĄra e VĂąnia, recriam espaços, materializando construçÔes, vias e seus acessos em tamanho reduzido, aplicando assim, diferentes conceitos geogrĂĄficos.

Assim sendo, a proposta de se trabalhar com maquetes oportuniza, representar em duas dimensÔes, espaços tridimensionais, uma vez que, os alunos buscam representar determinado local, reproduzindo suas características e, sob seu prisma, procurando fidelizar, por exemplo, a proporcionalidade, as cores e as formas dos elementos representados/replicados.

Ao ser estimulados as construir maquetes, os pequenos construtores tĂȘm a oportunidade de assimilar novos conceitos e percepçÔes, alĂ©m de aprender de forma sistemĂĄtica e ativa permitindo que os alunos se tornem capazes de adquirir uma postura crĂ­tica em relação aos fatores naturais, cientĂ­ficos e sociais e, de forma bem mais consciente, desenvolvem o seu olhar sob o espaço estudado/representado.

Abaixo, disponibilizamos o resultado das reflexÔes, observaçÔes e representaçÔes idealizadas pelos alunos.

Pequenos Construtores