O que é preciso para viver bem?

Um questionamento abrangente, que permite uma infinidade de possibilidades e que dependerá muito particularmente das necessidades e aspirações de quem se coloca a pensar em quais variáveis o deixam feliz e quais necessidades precisam ser conquistadas/alcançadas para que sejam asseguradas a sensação de bem-estar e de realização, seja no âmbito pessoal, profissional, social, etc.

Desta forma, carregado de intencionalidade, o questionamento objetivava levantar questões acerca da moradia, numa visão micro (residência) e macro (perpassando pela rua/bairro/cidade/estado/país). Tomando por base a Declaração dos Direitos Humanos de 1948, no tocante ao direito à moradia,  que estabelece, através de um regime de direito, como uma necessidade básica do ser humano e que, para fazer valer e ter assegurado este direito, a habitação precisa ser digna, adequada e segura, foi solicitado aos alunos que recriassem uma cidade, levando em consideração, o que deve ter assegurado em uma cidade, para atender a todas as necessidades de seus moradores. Um segundo objetivo visava ainda, permitir aos alunos perceber que as cidades podem ser planejadas, visando o bem-estar de cada morador e da comunidade de maneira geral.

Assim, utilizando a criatividade e os conceitos discutidos em sala de aula, no tocante ao que deve compor uma cidade bem estruturada, os alunos foram orientados a confeccionar maquetes que atendessem aos pré-requisitos necessários do que deve compor uma cidade, recriando uma cidade completa, com tudo que é necessário para seus cidadãos e culminando em uma bela e rica exposição.

O Que é Preciso Para Viver Bem?