Neilor Aarão: Secretário Municipal do Meio Ambiente fala sobre as ações implementadas no Município em relação às barragens instaladas nas terras congonhenses

Continuando as reflexões acerca do Meio Ambiente e sobre a importância da preservação da vida e dos recursos naturais, ainda na manhã do dia 04 de junho, a palestra: O Desafio dos Municípios Mineradores em relação às Barragens, foi oportunizada aos alunos do Ensino Médio, conduzida por Neilor Aarão, ex-aluno do Colégio e atual Secretário Municipal do Meio Ambiente de Congonhas. Com uma rica formação e experiência comprovada, Neilor trouxe para os alunos importantes reflexões acerca de um problema muito próximo e que aflige uma parte considerável da população da cidade: a barragem com resíduos de minério, um gigante adormecido que, após os desastres ocorridos em Brumadinho e Mariana, trouxe à tona  e para a pauta dos debates acerca dos riscos a que a população congonhense está  sujeita, caso a barragem aqui presente venha a se romper. Por isto Neilor compareceu para expor as medidas que estão sendo adotadas pelo Município no intuito de evitar que as tragédias ocorridas nas cidades supracitadas venha a ocorrer em nossa cidade.

É necessário conscientizar sobre a necessidade de se realizar ações sustentáveis, que reduzam os impactos ambientais, de modo a garantir a sobrevivência e a permanência das futuras gerações.

Alertou acerca de que as ações do homem no Planeta tem consequências. O desenvolvimento é importante, mas é necessário que sejam realizadas ações sustentáveis e seguras.

Em relação à questão das barragens e particularmente às Barragens presente em nossa cidade, Neilor chamou a atenção para a diferença entre risco e perigo. Em relação às barragens há perigo, mas qual o risco? O risco está em não dar manutenção, em não monitorar. É necessário que a população entenda que o perigo é real, e o município tem desenvolvido junto às empresas ações no sentido de forçá-las a adotar medidas de segurança para evitar que as catástrofes ocorridas em Mariana e Brumadinho venham a acontecer em nossa cidade e na oportunidade expôs todas as políticas públicas que estão sendo tomadas e realizadas conjuntamente, para garantir não somente a segurança da população, mas também que a barragem não venha a se romper.

Em seguida, se colocou à disposição para responder aos questionamentos dos alunos, tornando a manhã muito rica e esclarecedora.

Vejam fotos:

Meio Ambiente X Barragem