Misturas homogêneas e heterogêneas

postado em: Publicações | 0

Formular conceitos pautados em experimentos praticados, foi a proposta desenvolvida pelas professoras Eni e Liliane, com os alunos dos 4ºs anos do Ensino Fundamental I, que foram convidados a manusear e observar diferentes tipos de misturas para, posteriormente, apresentar suas impressões, frente as percepções e os novos conhecimentos adquiridos.

Melhor que se apropriar de conceitos prontos, é poder construí-los à medida que estabelecem diferenças e correlações pautadas em comparações e observações.

Com a proposta, foi possível assimilar e distinguir conceitos de misturas homogêneas e heterogêneas, cujas propriedades (homo=igual), composta de conteúdo visualmente igual, apresentando uma única fase, em distinção a mistura (hetero=diferente), uma vez que apresenta duas ou mais fases, facilmente distinguíveis por meio da observação, consolidando o momento de aprendizagem e formulando as bases necessárias para o aprendizado de conceitos mais avançados, que terão contato ao longo de sua trajetória estudantil.

.