Intensificando saberes: abstraindo novos conceitos

Diariamente uma gama de conhecimentos são apresentados e apreendidos pelos alunos que vão abstraindo novos conceitos e intensificando saberes. Nessa mostra os alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental I, acompanhados por Irmã Ribamar e pelo professor José Leonardo – o anfitrião que abriu as portas de seu sítio – para que as pedagogas Gislana e Mara, oportunizassem a seus alunos uma exploração completa e direcionada observando a diversidade dos animais silvestres, bem como a horta e os jardins, aproveitaram para relacionar e distinguir animais domésticos de animais selvagens.

Para enriquecer ainda mais a abordagem, os alunos tiveram a oportunidade de ver o espaço em que havia uma lagoa e que, infelizmente, acabou secando devido à falta de água. Esta informação possibilitou outras discussões e uma rica conscientização acerca da ação do homem na natureza e no Planeta e sobre o futuro das espécies.

Diversos conteúdos estudados na disciplina de Ciências foram muito bem assimilados durante a visita que possibilitou ainda que outras temáticas fossem discutidas com os alunos, como o resgate de algumas brincadeiras e também a reciclagem, uma vez que durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de brincar em brinquedos reciclados, confeccionados no próprio sítio por Rinaldo, irmão do professor José Leonardo e, claro aproveitaram também para brincar com os colegas de escalar, correr, subir em barrancos e se soltar envoltos pela natureza e uma agradável brisa. Como culminância das atividades e para recarregar as energias, lancharam ao som dos pássaros, ávidos por retornarem para os brinquedos e brincadeiras.

Uma escola da