Gamificando com a Língua Portuguesa

O conceito de gamificação já faz parte de várias estratégias e negócios, sendo usado, principalmente, no marketing. Seu uso na educação também tem crescido, ou seja, trata-se da aplicação, no ensino, de características inerentes aos games, como o trabalho em equipe, a busca pela autossuperação, a motivação pela premiação. Prova disso, de acordo com um infográfico do site estadunidense On-line Courses, 95% dos professores já usam games educativos e 70% deles perceberam um aumento no engajamento e participação dos alunos com o uso dos jogos.

De acordo com a BNCC, cabe ao ensino da Língua Portuguesa mobilizar práticas da cultura digital, diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais para expandir as formas de produzir sentidos (nos processos de compreensão e produção), aprender e refletir sobre o mundo e realizar diferentes projetos autorais.

Ademais, no caso dos alunos, a gamificação torna o aprendizado mais lúdico, traz leveza e até diversão à sala de aula. O formato, próximo aos games, deixa o ensino mais confortável para o estudante, que não tem mais tanto medo de errar e age de forma mais proativa, atingindo suas metas e ganhando mais satisfação nas provas da escola e em exames como o ENEM.

Em suma, a gamificação pode ainda auxiliar o professor na medida em que permite realizar avaliações diárias de toda a turma de maneira rápida e eficaz, assim como transformar o smartphone — até então fator de distração dos estudantes — em uma ferramenta de ensino, interação com os alunos e monitoramento de suas atividades.

Abaixo, o resultado da proposta desenvolvida e que foi muito bem recebida pelos alunos e possibilitou que os conteúdos estudados, fossem absorvidos de forma muito mais rica e prazerosa.

Veja os games produzidos pelos alunos:

Verdadeiro ou falso? Teste seus conhecimentos

Quiz: Eu acertei 6. E você?

Venha testar seus conhecimentos: Orações subordinadas substantivas

Eles querem fazer a sua cabeça

Teste sobre Tempos Verbais. Será que você consegue passar?

Quiz: Oração Subordinadas. Jogar Agora!

Teste sua memória

Gramática: Esse Quiz é sobre Oração Subordinada Substantiva