Finalização do Projeto Ipê Amarelo

Indiscutivelmente, a segunda quinzena de agosto oportuniza um colorido ainda mais especial às ruas e praças da cidade dos Profetas, que começa a receber mais um título: a cidade dos Ipês, com mais ênfase, a cidade dos ipês amarelos. Dado ao número expressivo da espécie em Congonhas e de sua beleza exuberante, que conta com mais de 4 mil árvores catalogadas, no último dia 30 de agosto, foi comemorado o Dia do Ipê

Após estudar e aprender a apreciar a belíssima espécie que embeleza a cidade a há mais de 40 anos e que conta com um projeto de lei que assegura sua preservação e ressalta sua importância enquanto Patrimônio Histórico e Ambiental, os alunos da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental I, juntamente com toda a equipe pedagógica, promoveram a finalização do Projeto Ipê Amarelo, respeitando o distanciamento e os cuidados de higienização e segurança, no amplo espaço da quadra coberta do Colégio, quando foram exibidos alguns trabalhos das diversas atividades realizadas, como a confecção de painéis retratando os ipês e ainda um painel dos bons desejos que, como o próprio nome já deixa transparecer, continha os desejos/recados dos alunos em prol de um mundo mais digno, pelo fim da pandemia, igualdade de direitos e tantos outros desejos.

Enquanto os desejos eram colados pelas respectivas professoras, um lindo ipê foi surgindo. Na oportunidade, após todos os desejos serem colados, outros trabalhos foram exibidos, como a leitura/declamação de algumas poesias e do poema coletivo realizado pelos alunos do 3º ano Ir. Hercília.

Para enriquecer ainda mais o momento, houve a participação especial da educadora Regiana Gonçalves, mãe dos alunos Ana Elisa e Miguel Augusto, que conversou com os alunos sobre sua admiração e a importância de preservação da espécie e de como esta, nos proporciona um belo espetáculo durante seu período de floração.

Fechando o momento, a aluna Maria Clara, presenteou a todos com a linda canção de própria autoria, que ela compôs sensibilizada com tanta beleza.

Finalização Do Projeto Ipê

Exibição dos trabalhos realizados pelas turmas

Desenvolvimento das atividades realizadas em ilustração ao Projeto Ipê Kids, desenvolvido com os alunos do Maternal II aos 2ºs períodos da Educação Infantil.

Colagem, pintura, confecção de um painel coletivo que ilustrou o momento final do projeto e enfeitou a ala infantil, em que cada criança contribuiu com sua colagem – “flores”, seguindo todos os cuidados necessários para a segurança de todos.

Projeto Ipê Kids

Ipê Júnior 1ºs anos do Ensino Fundamental – Professoras Elizangela e Gislana.

Após receberem o convite de idealizarem uma réplica de ipê, utilizando o traçado da mão, lápis de cor  e papel crepom amarelo, os alunos se empenharam a confeccionar a própria obra de arte. Capricharam!!!

Ipê Júnior 1

Ipê Júnior 2ºs anos do Ensino Fundamental – Professoras Sandra Mara e Vânia.

Ao receber o traçado do troco do ipê, os alunos foram convidados a utilizar os recursos que tinham em mãos para elaborrem seus trabalhos intitulado: Nosso ipê. A noção de pertença é muito importante, para que outros sentimentos de cuidados e respeito pela natureza sejam despertados.

Ipê Júnior 2

Ipê Júnior 3ºs anos do Ensino Fundamental – Professoras Adriana e Andréa.

Quantas homenagens prestadas ao belo ipê! Além dos trabalhos individuais, os alunos criaram um lindo poema coletivo. Tudo lindo!

Ipê Júnior 3

Poema coletivo realizado pelo terceiro ano Irmã Hercília, da professora Adriana Bernardes.

1630678615349_POEMA COLETIVO - IPÊ AMARELO, NOSSO PATRIMÔNIO AMBIENTAL-convertido

Ipê Júnior 4ºs anos do Ensino Fundamental – Professoras Eni e Liliane

Os Ipês amarelos colorem a nossa cidade. Os alunos dos 4ºs anos participaram do projeto do Ipê Amarelo e fizeram belos registros ao trabalhar o gênero literário foto-legenda que demonstram a beleza e a importância da preservação dos Ipês amarelos. Perceberam como os Ipês brilham pelas ruas de Congonhas, dando ânimo à natureza para que ela renasça.

Ipê Júnior 4ºs Anos

Ipê Júnior 5ºs ano do ensino Fundamental – Professoras Cláudia e Daniela.

Como em uma retrospectiva, os alunos dos 5ºs anos apresentam fotos do falecido ex prefeito Altary de Souza Ferreira Júnior, idealizador do Projeto Ipês, quando, a 40 anos atrás, distribuiu mudas à população, num projeto de embelezamento da cidade, que oportunizam o espetáculo que temos hoje, possibilitando momentos de lazer com a família diante dos ipês floridos, ao som da canção composta pela aluna Maria Clara, homenageando as árvores de extrema beleza.

Sejamos como os Ipês!

Assim estaremos florescendo onde Deus nos plantou!