Feira de Ciências: instigando e consolidando saberes.

A Gente Ama potencializar o conhecimento e a IV Feira de Ciências ocorrida aos vinte e nove dias do mês de novembro indiscutivelmente foi um destes momentos em que o aluno tem a oportunidade de propagar o aprendizado adquirido, compartilhando todas as suas descobertas e efetivamente tem a oportunidade de consolidar saberes. A Feira de Ciências deste ano, teve como objetivo, unir a teoria à prática e trazer um contexto histórico e social atrelando as ciências e a matemática, em um momento de grande troca e interação entre os alunos; de muito aprendizado e acima de tudo, uma oportunidade dos alunos repassarem os conhecimentos apreendidos ao longo do ano letivo.

“Além de ser um momento lúdico em que a didática rompe a barreira da sala de aula e vai para o imaginário na cabeça do aluno, a Feira de Ciências, também é um momento de criatividade, um momento em que os papéis são invertidos e o aluno assume o papel de agente no processo de construção da ciência. A Feira de Ciências tem como principal objetivo atrair a atenção do educando para a imensidão de conhecimentos que abrangem as aéreas científicas, em especial, a biologia, a química, a física e a matemática. Por essa forma, o aluno é capaz de entrar no universo imaginário da ciência produzindo seu próprio conhecimento de maneira ativa, invertendo as salas de aula de maneira que o professor passa a ser o ouvinte. Além disso, a feira capta a atenção dos estudantes de forma criativa e divertida, rompendo com o ideal cartesiano aplicado no método de ensino tradicional, mostrando que cada um se encaixa na ciência que se faz base para a humanidade”, compartilha a aluna Larissa Loyola, da terceira série do Ensino Médio, durante a abertura do evento, no salão nobre do Colégio Nossa Senhora da Piedade.

Ainda no salão ocorreram outras participações, com diferentes abordagens, todas preparando o público para as reflexões, aprendizados e experiências que compartilhariam nos stands ao longo do dia. Em seguida, texto Contigência, da aluna da segunda série do Ensino Médio, Camila Leão, que marcou a abertura dos trabalhos.

Clique para ler o texto Contingência.

Abaixo, assista um pouquinho da rica participação e reflexão do aluno João Gabriel, da terceira série do Ensino Médio, relacionada às facetas da Evolução.

Enquanto os professores orientadores Alysson (Biologia), Maísa (Química), Jean (Física) e Rodrigo (Matemática), faziam suas intervenções, os alunos intercalavam suas apresentações que na verdade eram um convite para que os telespectadores visitassem seus stands e pudessem constatar em experimentos, as reflexões e hipóteses inicialmente levantadas e instigadas.

Finalizando a parte da abertura do evento, a aluna Camila Leão novamente compartilhou algumas reflexões com os alunos e professores presentes.

Clique para ler o texto Constante… Qual a sua interrogação?

Abaixo seguem fotos dos stands que demonstram um pouco da diversidade que foi abordada: física moderna, espelho de prata, jogos, Gerador de Van Der Graff, mensagem invisível, radiação, Gaiola de Faroday, simetria didática, geradores de energia, enfim, um pouco das várias reflexões e experimentos que foram realizados e instigados no intuito de fomentar uma nova postura, um novo olhar sobre as ações do homem e principalmente, um convite a introspeção e a uma mudança de postura, de comportamento, de atitudes e ações.

Como novidade vale ressaltar que a IV Feira de Ciências deste ano não se limitou ao turno da manhã apenas. Os alunos do turno da tarde também tiveram a oportunidade de ter um primeiro contato com termos e experimentos que aos olhos inocentes dos alunos das séries iniciais, pareceram até magia. O gerador de Van Der Graff, alguns jogos dos stands da matemática, experimentos com energia encantaram e despertaram nos alunos o gosto por ir além…

Seguem fotos que ilustram o evento:

IV Feira De Ciências