Estudantes realizam momento cívico em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado dia 05 de junho, os alunos dos terceiros anos do Ensino Fundamental I, das professoras Adriana Bernardes e Carla Maia, prepararam um momento cívico que, servindo-se de questionamentos muito pontuais, como: Por que o Dia do Meio Ambiente é um dia tão importante? e, um segundo questionamento mais pessoal, que convidou os presentes a refletirem em Como posso ajudar o Meio Ambiente, mobilizou os presentes a refletirem acerca da importância, não somente da data, mas da real importância do meio ambiente para a preservação da vida.

Com o Dia Mundial do Meio Ambiente, espera-se que a sociedade obtenha informações relevantes sobre os impactos do homem no planeta e que, por sua vez, adquira uma postura consciente em relação ao uso dos recursos naturais. A data também tem por objetivo lembrar a população e os governantes sobre a importância da preservação dos recursos naturais e da necessidade de leis que garantam o desenvolvimento, mas sem afetar de maneira negativa, o meio, ou seja, que garantam um desenvolvimento contínuo e sustentável.

O segundo questionamento, que colocou os presentes a pensar em ações concretas e pontuais que podem ser adotadas por todos em prol da preservação do meio ambiente, apesar de parecer uma tarefa difícil, perpassam por medidas individuais bem simples e que, se forem realmente praticadas, poderão garantir um futuro mais promissor para as gerações futuras.

“Defender e melhorar o meio ambiente para as atuais e futuras gerações se tornou uma meta fundamental para a humanidade.” (Declaração da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente)

Abaixo,  importantes dicas para preservar o meio ambiente:

• Economize água e energia;
  • Não compre animais silvestres sem autorização;
  • Evite hábitos consumistas, comprando apenas o que for necessário;
  • Sempre que possível, deixe seu carro em casa;
  • Prefira comprar de empresas que apresentam responsabilidade socioambiental;
  • Reaproveite e recicle;
  • Não desperdice alimentos.

Dia Mundial Do Meio Ambiente

Colégio Piedade. Único! Quem conhece, ama!!!