Educação Infantil: Um universo de encanto, magia e significativas descobertas

postado em: Publicações | 0

Trabalhando a sequência didática “Luz e sombra nas artes e nas histórias”, as professoras Rosângela e Helenice realizaram atividades que, ao mesmo tempo, encantaram e divertiram os alunos dos primeiros períodos da Educação Infantil.
Desde muito pequenas, as crianças se encantam pela luz e prestam muita atenção às sombras e a seus movimentos e formas. Em frente à luz e a sombra elas realizam diversos gestos em busca do desejo de tocar e capturar tais fenômenos.

Descobrir e brincar com a sombra é uma oportunidade que permite às crianças aguçar a curiosidade e a imaginação infantil. Nas brincadeiras envolvendo luz e sombra, as crianças podem explorar e descobrir novas possibilidades de gestos e movimentos, inclusive do próprio corpo e assim, ao experimentar diferentes posturas e movimentos, simultaneamente aperfeiçoam seu desenvolvimento psicomotor, responsável pela evolução da comunicação, da afetividade, da sociabilidade, da inteligência e da aprendizagem.

 

Desta forma, o que pode parecer inicialmente apenas uma brincadeira de luz e sombras, na verdade é uma proposta carregada de sentido e que compreende diferentes estímulos, imprescindíveis para o desenvolvimento não apenas psicomotor, como já mencionado, mas também o desenvolvimento cognitivo e da linguagem.

 

Um Universo De Encanto, Magia E Significativas Descobertas

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar