Educação e escolha profissional são temas do 13º Café Filosófico

Na última sexta-feira, dia 26 de novembro, aconteceu o 13º Café Filosófico do Colégio Piedade. Trata-se de um evento realizado anualmente, com os alunos concluintes da 3ª série do Ensino Médio, direcionado pelo professor de Filosofia e Sociologia José Márcio, acompanhado pela direção e coordenação pedagógica.

A cada ano, uma nova temática é proposta e serve como pano de fundo para o que será desenvolvido durante o encontro. O tema deste ano foi: Educação e Escolha profissional. Indiscutivelmente, um tema muito rico e que foi muito bem recebido pelos alunos, exatamente porque nesta fase, por mais bem preparados que estejam, é normal sentirem-se divididos e com uma certa incerteza sobre o curso e a carreira que realmente irão seguir. A nível geral, este questionamento é, aliás, algo latente e  engloba quase a totalidade dos candidatos ao vestibular.

O Café Filosófico objetiva promover uma ruptura, uma quebra do ritmo de preparação, oportunizando um agradável momento em que os alunos possam apresentar suas expectativas, trocar ideias, repensar escolhas, uma vez que são guiados a travarem uma conversa com seus pares, mas, principalmente, se autoanalisar, refletir acerca de seus sentimentos e seus gostos, numa proposta de “filtrar” o que é realmente relevante, o que faz seu coração pulsar.

Este ano, o professor propôs oito momentos de reflexão que perpassaram pelo:

• Diálogo interno – fazer perguntas a si mesmo.
  • Identificar o que gosta do que tem habilidade para fazer.
  • Ouvir o próprio coração, mas buscando orientação para que a escolha seja mais assertiva.
  • Pesquisar sobre a profissão que deseja seguir, uma vez que o processo de escolha, perpassa por conhecer a realidade do mercado em que se quer ingressar.
  • Desconfiar de antigas paixões, afinal carreira e hobby são situações distintas.
  • Questionar-se acerca do que te faz bem e quais parâmetros está usando em sua escolha.
  • Saber lidar com as influências, tendo ciência de que a decisão final deve ser pessoal.
  • O que fazer se descobrir que o curso escolhido não é o que você esperava?

A dúvida e a insegurança fazem parte do processo de escolha e, como afirma a psicóloga Rúbia Pompêo: qualquer decisão, seja de comprar um sabonete, seja escolher uma profissão, é um ato humano e pode sofrer mudanças”. Sempre é tempo de corrigir a rota e atingir a realização.

Com estas reflexões,  as quais os alunos participaram avidamente exatamente por ir de encontro a tudo que estão sentindo, o professor, que este ano é também o padrinho da turma e que detém todo o “know-how” para desenvolver a proposta e conduzir os alunos tirando suas dúvidas, ouvindo seus anseios e norteando-os, finalizou mais um Café Filosófico, convidando alunos, direção, coordenação e professores para a confraternização, momento em que todos têm a oportunidade de saborear o delicioso café e falar abertamente sobre a experiência de ter passado pela tão esperada proposta, que renova seus ânimos e intensifica suas escolhas.

Amanhã, quando acontecerá o segundo dia de aplicação do ENEM, novamente torceremos por nossos futuros calouros 2022, desejando que façam uma excelente prova!

Educação E Escolha Profissional São Temas Do 13º Café Filosófico