É um tempo de recomeços e de rever valores

“E foi na véspera de uma páscoa judaica que Jesus se reuniu com seus discípulos para celebrar a ceia. Sabendo que, no dia seguinte, iria para a cruz, então, antecipadamente, estabelece o memorial à Sua morte expiatória que seria na Páscoa, dizendo: “Isto é o meu corpo oferecido em favor de vós; fazei isto em memória de mim”. Da mesma maneira, depois de cear, pegou o cálice, explicando: “Este cálice significa a nova aliança no meu sangue, derramado em vosso benefício”…

Estamos vivendo tempos difíceis. Vamos nos unir e celebrar a ressurreição de Jesus Cristo!

É um tempo de recomeços, de rever valores como: família, espiritualidade, vida em comunidade, afetividade e generosidade. Com esta premissa, na PÁSCOA ON-LINE DO PIEDADE, foi proposto aos alunos do Ensino Fundamental I, que desenvolvessem diferentes atividades que reportaram à ressurreição de Jesus Cristo, a partir de diversos portadores de textos, músicas, vídeos, etc.

Desta forma, por séries, os alunos receberam diferentes propostas.

Do 1º ao 3º anos, como proposta de atividade das aulas de Educação Religiosa, realizaram pesquisas e atividades contemplando os Símbolos Pascais, onde, especificamente os 1ºs anos pesquisaram o Coelho e o ovo da Páscoa, que simboliza respectivamente, a fertilidade e a esperança de vida nova.

As turmas dos 2ºs anos, desenvolveram atividades que contemplaram o Sino: Mensageiros da ressurreição de Cristo e o Círio Pascal (Vela), onde a mensagem que fica é de que: Cristo é a luz do mundo. Deus é o começo e o fim de tudo. É o caminho para a Glória da Salvação.

Os alunos dos 3ºs anos, desenvolveram atividades que contemplaram pesquisar, discutir e compreender o Peixe, o Trigo e a Uva. Na certeza de que, assim como os peixes não podem viver fora d’água, os Cristãos, como filhos de Deus, não podem viver longe do amor de Deus Pai. Compreenderam também, a simbologia do Trigo e da Uva, que representam o pão e vinho – o corpo e o sangue de Cristo celebrando a vida eterna.

As turmas dos 4ºs anos do Ensino Fundamental I, refletiram e conversaram sobre a importância da Páscoa: fonte de amor, solidariedade e generosidade.

A proposta para os alunos dos 5ºs anos, com a certeza de que Páscoa é família e vida em comunidade. Com esta premissa, os alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental I, foram convidados a realizar um momento especial em família. Deveriam fazer uma ceia com pão e suco de uva, simbolizando o corpo e sangue de Jesus Cristo, não se esquecendo de fazer também uma oração especial agradecendo a Deus por toda a sua família.

Realizado o momento tão especial, eles compartilharam  a foto que registra o acontecimento tão importante e especial vivido em família. Feliz Páscoa!