Estimulando a iniciação científica: DNA na prática

As aulas no Laboratório de Ciências são aguardadas com muita ansiedade pelos alunos, pois além de quebrar a rotina da sala de aula, oportunizam uma forma diferente de assimilar os conteúdos trabalhados nas disciplinas que possibilitam realizar experimentos para comprovar as teorias repassadas.

Na amostragem, enquanto realizavam os experimentos, os alunos da 2ª série do Ensino Médio, tiveram a oportunidade de fixar e comprovar os conceitos repassados pelo professor sobre as funções do DNA na estrutura celular.

Durante a atividade prática, além de trocar informações, os alunos tiveram a oportunidade de absorver com mais propriedade os conceitos e conteúdos repassados anteriormente.

Como afirma o professor de Biologia Alysson Eduardo:

“Apesar de ser uma prática simples, o fato de poder ser realizada em grupo, torna o aprendizado muito mais emocionante e concreto. É gratificante ver a interação entre os alunos, que se ajudam e simultaneamente constroem o próprio conhecimento. Além disto, este tipo de atividade desperta no aluno o gosto pelas Ciências e também para a área da investigação científica”.

Nada como ter a oportunidade de confrontar e comprovar os conhecimentos e abordagens vivenciadas em sala de aula.

Veja as fotos:

Extração De DNA