Dia do Índio: comemorando a diversidade

Em comemoração ao Dia do Índio, comemorado dia 19 de abril, os alunos dos 2ºs anos do Ensino Fundamental das professoras Sandra Mára e Vânia Márcia confeccionaram uma peteca, um brinquedo que tem origem Tupi e que quer dizer “bater com a mão”. Os índios confeccionam o artefato com penas de pássaros e palha de milho.

Durante as atividades em homenagem a importante data, os alunos confeccionaram também um belo cocar. O cocar é um adorno usado por muitas tribos indígenas americanas na região da cabeça. Sua função variava de tribo pra tribo, podendo servir de adorno a símbolo de status ou classe na tribo. Geralmente, é confeccionado de penas presas a uma tira de couro ou de outro material.

A comemoração do Dia do Índio faz homenagem a uma ampla diversidade de povos que tiveram papel fundamental na formação cultural e étnica da população brasileira.

Dia Do Índio