Despertando o prazer e o gosto pela leitura através de diferentes portadores textuais

Desde a Educação Infantil e as séries iniciais do Ensino Fundamental I, os alunos lidam diariamente com diversos portadores textuais, manuseando e sendo estimulados a praticar a leitura de gibis, jornais, revistas, cartazes, panfletos, rótulos, à medida que manipulam e estudam os diferentes gêneros textuais previstos para a sua série/ano e faixa etária. Tal riqueza de recursos e mídias, visa inicialmente despertar o gosto e o prazer pela leitura e concomitantemente, aliar ainda ao prazer de produzir seus próprios textos.

Desta forma, ao desenvolverem atividades relativas ao gênero textual panfleto, os alunos dos terceiros anos do Ensino Fundamental I, das professoras Adriana Bernardes e Carla Maia, serviram-se de questões e assuntos a partir de temas que permeiam diferentes áreas do conhecimento, tematizados e contemplados no universo escolar a partir dos temas transversais presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s), tais como: cuidados com o lixo, bullying, prevenção contra corona vírus, entre outros, para elaborar seus próprios panfletos.

Além do já exposto durante a atividade, foi discutido ainda o propósito dos panfletos bem como seu uso, visto que, muitas vezes, são jogados fora sem ao menos ser lidos. Esse tipo de atitude precisa mudar, buscamos ações sustentáveis para cuidar do nosso planeta. Dessa forma, optamos por fazer um mural onde os panfletos poderão ser lidos e posteriormente anexados ao projeto: “Na ponta do lápis”, finaliza a professora Adriana Bernardes.

Despertando O Prazer E O Gosto Pela Leitura Através De Diferentes Portadores Textuais