Construção de maquetes despertam o interesse, estimulam a criatividade e garantem um aprendizado mais efetivo aos estudantes

Quanto mais o aluno é estimulado a interagir, a levantar hipóteses e a colocar a mão na massa para reproduzir ou produzir seu objeto de estudo, melhor será seu interesse, seu envolvimento e maior sua participação, sua criatividade e consequentemente seu aprendizado frente a temática desenvolvida.

Assim, a culminância das atividades desenvolvidas durante as aulas de geografia que tinham como objetivo atender a unidade temática que propunha inicialmente a reflexão do espaço a ser representado e a reprodução do entorno do colégio, contou com a exposição das maquetes desenvolvidas pelos alunos dos segundos anos do Ensino Fundamental I, das professoras Vânia Márcia e Sandra Mara, reproduzindo o panorama do quarteirão onde está localizado o colégio e seus principais pontos.

Durante a exposição, os alunos apresentam os trabalhos desenvolvidos para alunos de outras turmas, consolidando ainda mais os conhecimentos assimilados durante a realização da atividade e compartilhando todos os conhecimentos apreendidos durante o estudo da unidade trabalhada.

Para a realização do projeto, foram utilizados objetos reutilizáveis, como caixas, rolos de papelão, fios e brinquedos. A proposta desenvolvida permitiu trabalhar de forma visível e acessível os pontos de vista, a perspectiva, a noção de projeção e ainda possibilitou aos alunos, conhecerem a dinâmica intrínseca do ambiente do espaço reproduzido, passando assim, a interagir melhor com ele e, de forma mais consciente, desenvolver projeções e materializações do espaço em tamanho reduzido, aplicando conceitos da temática geográfica e garantindo um aprendizado mais prazeroso, rico e efetivo aos estudantes.

Exposição Das Maquetes

Piedade. Único! Quem conhece, ama!!!