Breve retomada

Assim como a vida é composta por ciclos, a educação e o processo de formação dos educandos passa por um processo contínuo em que muitas vezes é necessário uma retomada para consolidar que outra(s) etapa(s) seja(m) vencida(s).

Em meio aos preparativos para mais um ano letivo, faz-se necessário compartilhar algumas atividades realizadas no finalzinho de 2019 com as turminhas da Educação Infantil, dada à importância de seus objetivos e o sucesso de suas ações. Neste sentido, quatro diferentes ações/projetos desenvolvidos serão compartilhados nesta mostra.

Inicialmente, destaque para o Projeto de conscientização e educação para o trânsito: a TRANSITOLÂNDIA, um rico projeto que visou e visa chamar a atenção dos alunos para preceitos básicos acerca do trânsito e de sua segurança pessoal. Abordando uma gama de informações que vão desde a observação das faixas de pedestres e sua significação, bem como o entendimento das cores do semáforo e sua significação tanto para os pedestres, quanto para os condutores dos diferentes meios de transporte, nomenclaturas que também foram trabalhadas com os alunos.

Como culminância e para colocar em prática tudo o que foi aprendido, a área dos carrinhos, um espaço comum das horas de recreação, recebeu sinalização e  demarcação de pistas para o tráfego e permitiram aos alunos vivenciarem e praticarem tanto a condução segura, quanto o respeito às normas e leis que regem o trânsito. Os alunos receberam ainda a sua “Carteirinha de Habilitação” personalizada, selando o aprendizado apreendido.

E por falar em pistas, estradas, trilhas, outra importante atividade desenvolvida e que contou com a parceria da Gerdau Açominas, dentro do Projeto Germinar,  foi a visita técnica orientada ao Biocentro em Ouro Branco, oferecida aos alunos dos 2º períodos das pedagogas Carla e Wanessa, acompanhados pela coordenadora pedagógica Andréa Monteiro e pela pedagoga Elisângela Ribeiro, em que tiveram a oportunidade de realizar diferentes atividades e seguirem por uma trilha cheia de novidades e aprendizagens.

A formação e a conscientização exigem uma visão e formação global, uma consciência ambiental e humana em todos os sentidos. Ainda que sejam muito novos, os alunos são preparados a ter este olhar para o todo, a refletir sobre as ações do outro e as suas próprias, e foi com este olhar e com esta intenção que orgulhosos, os alunos adentraram para o interior do ônibus cuja pintura externa, já remete às florestas, à fauna e flora de nossa região e tiveram a oportunidade de serem orientados e guiados por uma trilha ecológica, em que importantes ensinamentos foram repassados, alicerçando e indo de encontro aos projetos desenvolvidos ao longo do ano e do período de formação do ser como um todo, propostos em toda a Educação Infantil e nos demais segmentos do Colégio Nossa Senhora da Piedade, que se preocupa com a formação de um ser cada vez melhor, para uma sociedade cada vez melhor, bem como a responsabilidade de cada um em relação a preservação e a sustentabilidade do Planeta.

O Amigo Oculto Literário, terceira abordagem desta matéria, selou as atividades contempladas no PLEPi, riquíssimo Projeto de Leitura e Escrita, que foi compartilhado ao longo de todo o ano letivo e que, como novidade de encerramento contou com a proposta de troca de livros entre os alunos, como um presente e oportunidade de leitura para as férias de final de ano. É preciso estimular o hábito e o prazer pela leitura e foi com esta premissa que este momento foi oportunizado.

Em 2020, o PLEPi continuará encantando e estimulando o prazer pela leitura, com diversas e diferentes propostas em que novos mascotes acompanharão os alunos durante o ano.

E por fim, aproveitando para novamente agradecer a todos os envolvidos, desde os alunos e seus familiares, que deixaram o lado humano falar mais alto e abraçaram a Campanha Solidária, proposta no Projeto Brincando eu aprendo, ao doarem brinquedos novos e usados, que foram restaurados e oportunizaram a alegria de crianças de comunidades de nossa cidade.

Este Projeto vai de encontro ao programa A GRANDE CONQUISTA “que fundamenta o diferencial educacional da Rede Piedade de Educação e que traz à pauta o lado humano, o olhar para o outro e a vida em sociedade. Matéria inclusive que foi veiculada, mas que novamente vem à tona pelo fato de que, além da culminância ocorrida na comunidade dos Mota e Barnabé e também no Abrigo Dom Luciano, veiculados anteriormente na época, às vésperas do Natal, as doações e o trabalho de restauração dos brinquedos, permitiram levar alegria a outras crianças de nossa cidade e por sua significância novamente expressamos nossos agradecimentos às famílias que, ao abraçarem a proposta nos ajudam a passar diferentes ensinamentos aos alunos, como o desapego, a solidariedade e a formação de um ser mais consciente e humano.

Amanhã, dia três de fevereiro de dois mil e vinte, retomamos as atividades. O Colégio ganha uma nova vida com a presença dos alunos. Agradecidos e renovados, aguardamos o momento do (re)encontro para juntos vivermos e escrevermos mais uma ano desta linda história: A história da Família Piedade! A todos os nossos alunos e familiares, bem como aos novos alunos e suas respectivas famílias, o nosso fervoroso: SEJAM BEM-VINDOS e que tenhamos mais UM ANO INESQUECÍVEL!

Transitolândia

Projeto Germinar: Sustentabilidade