Bio na prática

postado em: Publicações | 0

Nada como a oportunidade de consolidar e confrontar os conhecimentos adquiridos em sala de aula com a prática no Laboratório de Ciências. Nessa mostra, com o objetivo de conhecer e entender não somente o funcionamento, bem como a importância do coração, os alunos da primeira série do Ensino Médio, orientados pelo professor Alysson Eduardo, realizaram a dissecação do coração de um boi que, assim como o coração de um porco, permite a visualização de diversas estruturas presentes no coração humano.

Formado por fibras estriadas transversais e tecido conjuntivo rico em vasos, o coração é um órgão muscular oco, de forma cônica e seu tamanho, no caso da espécie humana, é similar ao de um punho fechado.

Considerado desde entre os mais antigos, como a peça mais importante de nosso corpo, o centro da vida, o coração foi retratado inclusive, em pinturas rupestres. Conhecer mais sobre este órgão e suas reentrâncias foi a proposta da aula prática, numa oportunidade de promover uma transcendência do conhecimento empírico, para o conhecimento científico.

 

 

    Uma escola da