Bate-papo com Mirelle França perpassa pela organização da rotina, motivação para o estudo e as escolhas

Atenta às necessidades e expectativas de seus alunos, na última quarta-feira, dia quinze de julho, Ir. Ribamar Mendonça – diretora do Colégio Nossa Senhora da Piedade, oportunizou aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio, um rico bate-papo com a doutora em Psicologia Mirelle França Michalick.

Na oportunidade, foram abordadas questões que perpassaram por:

• Como lidar com a ansiedade;
  • Como organizar a rotina escolar;
  • Como conciliar estudo x lazer;
  • Como evitar os distratores e manter o foco.

A distinção entre distanciamento social e isolamento social, também foram abordados, uma vez que, enquanto adolescentes, ao se pensar em lazer, por exemplo, os jovens instantaneamente pensam em atividades coletivas, ou seja, em grupo. Neste ponto, os alunos foram convidados a pensar estratégias que os permitam, de alguma forma, estarem próximos daqueles que eles gostam e também a resgatar coisas que gostam de fazer.

Em seguida, Mirelle conduziu os alunos a intimamente se perguntar para quê estão estudando, no sentido de levá-los a entender, que estudam para ampliar as próprias escolhas e que a ansiedade existe, exatamente porque estão fazendo escolhas.

Passadas as reflexões que tencionavam provocar nos alunos estratégias de como viver o momento da melhor forma possível, Mirelle convidou-os a procurar desenvolver algumas habilidades como a flexibilidade, a persistência e a resiliência, no sentido de criarem estratégias para resolver os problemas.

Após a explanação inicial, os alunos também se manifestaram, quando a aluna Ana Carolina pontuou ter gostado muita da fala de Mirelle, que “foi de encontro ao que eles estão sentindo”. Ana Luiza completou que “sentiu-se acolhida”, ao ouvir sobre pontos essenciais de situações e sentimentos que estão vivendo e Maria Eduarda Coelho completou que “as palavras foram muito precisas e pontuais”.

Em meio à angústia da escolha, Ana Carolina pontuou que uma das coisas que mais aflige o aluno do terceiro ano, é não saber o que escolher; não saber qual o propósito da sua vida. Neste momento, Mirelle pontuou a questão da felicidade e do bem-estar, que diferem de pessoa para pessoa e que uma boa dica seria cada um entrar em contato consigo mesmo e procurar perceber o que o faz bem…

O professor de Filosofia e Sociologia, José Márcio recordou Sócrates em sua afirmação: “A vida sem reflexão não merece ser vivida”, e finalizou sua fala reforçando que “as escolhas têm por objetivo oportunizar caminhos diferentes”.

Várias outras participações permitiram perceber, o quanto o bate-papo foi rico, próximo e proveitoso para os alunos.

Após os agradecimentos da coordenadora pedagógica Celeste Cordeiro, Ir. Ribamar fechou o momento, deixando sua mensagem aos alunos e demonstrando todo o seu carinho pela turma.

uma escola da