Agosto é o mês temático das vocações

postado em: Publicações | 0

 A palavra vocação vem do latim ‘vocare’ que significa chamado. A primeira vocação a que somos chamados é a vida. Deus nos chamou à vida; Ele nos amou e nos conheceu antes mesmo de existirmos, como disse o salmista: “Ó Senhor Deus, Tu me examinas e me conheces / conheces todos os meus pensamentos / Tu criaste cada parte do meu corpo / Tu me formaste na barriga da minha mãe” (cf. Sl 138/139).

Outro chamado comum a todas as pessoas é à santidade. Por isso, esta é chamada vocação universal. Viver a santidade foi um apelo de Jesus, “Portanto, sede santos, assim como vosso Pai do Céu é santo” (Mt 5,48).

Além dos chamados à vida e à santidade, cada um de nós é chamado a uma vocação específica, que é contemplada a cada domingo do mês vocacional.

Ser leigo atuante é ter consciência do chamado de Deus a participar ativamente da Igreja e do Reino contribuindo para a caminhada e o crescimento das comunidades rumo a Pátria Celeste. Assumir esta vocação é doar-se pelo Evangelho e estar junto a Cristo em sua missão de salvação e redenção.

Neste dia celebramos todos os leigos que, entre família e afazeres, dedicam-se aos trabalhos pastorais e também missionários. Os leigos atuam como colaboradores dos padres na catequese, na liturgia, nos ministérios de música, nas obras de caridade e nas diversas pastorais existentes.