Acompanhamento psicológico desenvolvido no Colégio Piedade desde a Educação Infantil, ajuda alunos a aprenderem a lidar com as emoções e as reações que elas desencadeiam

Gratidão, alegria, tristeza, medo, amor, raiva, surpresa, nojo, susto, admiração. Por que é tão importante compreender as emoções e as reações que elas desencadeiam?

Enquanto seres sociais, o ser humano lida diariamente com uma infinidade de emoções e sentimentos que desencadeiam as mais diversas sensações e reações. São como verdadeiros gatilhos que geram sentimentos de prazer e/ou de descontentamento e quanto mais cedo for capaz de identificar tais emoções e as sensações manifestadas a partir dos gatilhos que elas disparam, melhor saberá lidar/reagir aos estímulos recebidos e maior controle terá sobre as próprias emoções e sentimentos.

Com o olhar atento ao contexto atual, em que novas situações nos foram apresentadas, mudando inclusive, a nossa ótica de convivência, a liberdade de estabelecermos o contato do abraço, do toque, tão peculiar e próprio do ser humano, tornou-se imperioso oportunizar aos alunos um olhar especializado, que perpassa pela atenção às emoções e que vem agregar ainda mais cuidado e zelo para com nossas crianças e jovens.

Assim, a psicóloga Alessandra B. S. Souza, que já vinha desenvolvendo um trabalho com as turmas concluintes do Ensino Médio do Colégio Piedade, agora desenvolve um rico e diferenciado projeto desde a Educação Infantil, que visa oportunizar aos alunos um acompanhamento psicológico que os possibilita aprender a identificar, desde cedo, as emoções e as reações, bem como a intensidade com que as mesmas podem afetar o comportamento e as relações diárias, no intuito de permitir que possam lidar melhor com as situações do dia a dia e que passem a ter mais controle sobre as emoções e os sentimentos que forem disparados nas diferentes interações que estabelecem cotidianamente.

Abaixo, algumas fotos dos trabalhos desenvolvidos com as turmas:

Turma do 2º Período da Educação Infantil – Madre Áurea Rocha

Turma do 2º ano do Ensino Fundamental I – Irmã Eulália

Turma do 3º ano do Ensino Fundamental I  – Irmã Hercília

Turma do 3º ano do Ensino Fundamental I – Irmã Salete

Turma do 7º ano do Ensino Fundamental II – Gonçalves Dias

Colégio Piedade! Único! Quem conhece, ama!!!