A Proclamação da Republica retratada em Tirinhas

Os alunos dos 4°s anos das professoras Eni e Liliane usaram o gênero textual Tirinha com a finalidade de conscientizar, ensinar e divulgar o assunto estudado em sala: Proclamação da República. Criaram ótimas histórias e ilustrações.

Nas tirinhas os alunos recontam a história da Proclamação da República que aconteceu no dia 15 de novembro de 1889 e foi resultado de uma articulação entre militares e civis insatisfeitos com a monarquia.

Depois da Independência, em 1822, o Brasil passou a ser governado por imperadores.

Os brasileiros queriam ter um presidente eleito pelo povo e começaram a fazer campanha pela República, forma de governo em que o povo escolhe seus representantes.

Em 15 de novembro de 1889, no Rio de Janeiro, o Marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República no Brasil. Ele foi também o primeiro presidente do nosso país.

Tirinha