A CIANSP e a inserção do negro na sociedade: uma trajetória de luta

postado em: Publicações | 0

CONSCIÊNCIA NEGRA 2021

Neste ano de 2021, todos os segmentos do Colégio Nossa Senhora da Piedade desenvolveram atividades relacionadas a Semana de Consciência Negra. No dia 20 de novembro foi realizada a culminância das atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo de 2021 com ações afirmativas, trabalho de conscientização e formação cidadã. A missão educativa não se restringe a realização de eventos apenas em uma determinada semana. Nesta data comemorativa ocorreu a finalização de atividades realizadas no decorrer do ano, na modalidade remota e também presencial. Além dos eventos organizados pelos docentes, no dia 20 de novembro foi lançado o documentário preparado pelos professores de História Paulo Vimeiro e Herinaldo Alves.

          

A temática Consciência Negra foi abordada através de um prisma inovador: articulou-se a história da Congregação Nossa Senhora da Piedade, do seu fundador Monsenhor Domingos Evangelista Pinheiro, a vida de Dom Silvério Gomes Pimenta e da irmã Josefina do Coração de Maria. Dom Silvério bispo católico, negro, nascido em Congonhas, deu apoio incondicional ao Monsenhor Domingos para fundação do Asilo para acolher crianças, especialmente a filhas de mulheres escravizadas, além da orientação necessária para fundar uma Congregação Religiosa Feminina: a CIANSP: Congregação das Irmãs Auxiliares de Nossa Senhora da Piedade. No documentário, é apresentado a trajetória da Irmã Josefina, uma das primeiras crianças acolhidas no lar fundado por Monsenhor Domingos e que se tornaria uma das primeiras professoras negra da Congregação. A jovem ingressa como religiosa das Irmãs de Nossa Senhora da Piedade tornando-se uma de suas cofundadoras. Em sua trajetória, foi eleita Madre Geral da Congregação em 1931.

Monsenhor Domingos Evangelista Pinheiro

Dom Silvério Gomes Pimenta Primeira professora negra da Congregação

Tanto Dom Silvério Gomes Pimenta quanto a Madre Josefina do Coração de Maria, são histórias de superação de homens e mulheres, negros cuja história nos inspiram. A trajetória de ambos se cruza com a instituição fundada por Monsenhor Domingos Evangelista Pinheiro, que promoveu a inserção do negro na sociedade. Histórias que valem a pena ser conhecidas, pois nos remontam a histórias de superação!

Este documentário está disponível em nosso canal do Youtube @colegiopiedadecongonhas e em nossa redes sociais. Aos professores envolvidos em todos os projetos de 2021, nossa gratidão e estima!

Acervo

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar