21 de setembro – Dia da Árvore

DO QUE AS ÁRVORES PRECISAM?

Recebido o questionamento acima, como motivação para a proposta que viria a seguir, os alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental I das professoras Elizangela Ribeiro e Gislana Antunes, com muita propriedade, começaram a responder que as árvores precisam de amor, cuidado, respeito, sol, carinho, água, etc….

O questionamento inicial foi uma forma de mobilizar e conduzir os alunos a pensar sobre a importância das árvores não só para o meio ambiente mas também para a vida dos seres humanos.

Partindo desta premissa, falou-se sobre queimadas, sobre a importância de plantar e não cortar as árvores (desmatamento), sobre os animais que vivem nas florestas e nas copas das árvores, o alimento que as árvores frutíferas proporcionam e também sobre aos animais, enfim, uma rica reflexão acerca deste bem tão precioso que precisa ser preservado e que, desde muito cedo, precisa ser incutido nas crianças, de modo que cresçam comprometidas e conscientes acerca de sua importância e da necessidade de preservação e manutenção da vida em todas as suas nuances: vida animal, vegetal – da vida do planeta.

Após a rica reflexão, estrategicamente foi proposta uma atividade de colorir, uma prática que estimula a concentração da criança e permite que ela reflita e assimile ainda mais, o que foi dialogado e proposto durante a interação inicial.

Abaixo, segue o registo da importante atividade proposta aos alunos em atenção e comemoração ao Dia da Árvore.

Dia Da Árvore