Folclore: o saber tradicional de um povo

postado em: Publicações | 0

Comemorado aos 22 dias do mês de agosto, o Folclore representa um conjunto das tradições, lendas e crenças populares que são repassadas de geração em gerações, podendo ser expressas através de contos ou canções,  danças típicas, provérbios, englobando e preservando a identidade cultural de um povo.

Nesta data, relembra-se os elementos mais importante da cultura popular, tais como as danças, os ritmos, as festas e os personagens do folclore. Desta forma, ao estudar as danças e ritmos brasileiros, podem ser citados o frevo, o maracatu, o baião, o forró, a catira etc. Nas festas, costuma-se lembrar a tradicional Festa Junina, talvez a principal festa popular do Brasil.

As principais lendas do folclore brasileiro, são a do saci e do curupira, mas destacam-se também, outros personagens importantes como: a Iara, o boto cor-de-rosa, a mula sem cabeça, o boitatá, o negrinho do pastoreio, entre outros.

Desta forma, o folclore configura-se um conjunto de costumes, lendas, manifestações artísticas, preservados por um povo ou grupo populacional, por meio da tradição oral, conferindo assim, o saber tradicional de um povo.

Estudando sobre este saber que transcende gerações, as turmas dos 2°s anos do Ensino Fundamental I, das professoras Vânia Márcia e Sandra Mara, confeccionaram o Bumba meu boi ou boi-bumbá – ao aprofundar os estudos sobre a festa que conta com personagens humanos e animais fantásticos e que gira em torno de uma lenda sobre a morte e ressurreição de um boi.

 

Vejam registros da atividade:

Folclore

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar