1º domingo de Agosto – Dia dos Pais

postado em: Publicações | 0

Agosto é o mês temático das vocações. A palavra vocação vem do latim vocare que significa chamado. A primeira vocação a que somos chamados é a vida. Deus nos chamou à vida, Ele nos amou e nos conheceu antes mesmo de existirmos, como disse o Salmista: “Ó Senhor Deus, tu me examinas e me conheces. conheces todos os meus pensamentos. Tu criaste cada parte do meu corpo; tu me formaste na barriga da minha mãe” (cf. Sl 138/139).

Outro chamado comum a todas as pessoas é a santidade. Por isso é chamada vocação universal à santidade. Viver a santidade foi um apelo de Jesus “Portanto, sede santos, assim como vosso Pai do Céu é santo” (Mt 5,48).

Além dos chamados a vida e a santidade, cada um de nós é chamado a uma vocação específica, que são contempladas a cada domingo do mês vocacional.

No 1.º Domingo de agosto contemplamos a vocação sacerdotal e celebramos o dia do Padre. A origem desta data se deve a São João Maria Vianney, padroeiro clero, celebrada no dia 04 de agosto.

O Padre, é alguém escolhido por Deus e ungido, para continuar a obra salvadora de Jesus Cristo. Ao padre – pai – compete ser sinal da unidade de todo o povo de Deus, contribuindo, pela caridade pastoral, para a edificação e o crescimento da comunidade, de forma que ela seja cada vez mais evangelizadora e missionária.