Aprender brincando: descobertas prazerosas e significativas na alfabetização

Como é bom poder contar com a parceria das famílias de modo a ser possível dar continuidade aos projetos de forma efetiva e prazerosa. Nas aulas de Língua Portuguesa, por exemplo, o caráter lúdico das adivinhas proporcionam um momento de descontração e aprendizado, além de serem ferramentas interessantes, por desafiarem e estimularem nos alunos, a análise e a reflexão, além de serem bastante comuns no universo infantil fazendo com que os alunos se divirtam e aprendam ao mesmo tempo. Como afirma a professora Elizangela Ribeiro, “o uso do recurso PowerPoint, também torna o momento de construção de palavras, algo mais atrativo, com a participação de todos nas suposições e descobertas. Para que a aprendizagem se torne ainda mais significativa, o alfabeto móvel entra como um recurso palpável em que o aluno faz suas escolhas, descobre os sons e associa-os às letras, dando significado ao que foi trabalhado no livro didático. A proposta desenvolvida com alfabeto móvel, funciona como um jogo da memória onde os alunos ao terminarem a atividade, são instruídos a fecharem o livro e formar as palavras sem consulta. Esse exercício, além de mostrar a hipótese de escrita dos alunos, faz com que os mesmos fiquem mais atentos ao realizarem as atividades”. As atividades desenvolvidas têm como objetivo trabalhar o desenvolvimento da consciência fonológica e a percepção do espaço entre as palavras em um texto. Desta forma, as crianças aguçam a percepção para as estruturas silábicas, a formação de palavras, número de letras e a torna-se um importante veículo que auxilia no processo de alfabetização de crianças e a introdução da leitura.

Aprender Brincando: Descobertas Prazerosas E Significativas Na Alfabetização