Estabelecendo distinções e separações para conceituar

postado em: Publicações | 0

Desde bem pequenas, as crianças obtém conhecimentos sobre os mundos físico e social por meio da exploração, da interação com o espaço que a cerca e da observação das práticas e das vivências dos adultos.

Desta forma, é importante oportunizar a elas, situações que façam parte de seu universo e nas quais a utilização de conceitos, como números, ganham sentido, levando-as não só a obter um saber sobre eles, mas a compreender suas funções e seus usos na sociedade.

Assim sendo, foi proposto uma atividade considerando um tema de interesse comum entre as crianças: o álbum de figurinhas. Por meio da exploração da atividade, as crianças tiveram a oportunidade de identificar os diferentes tipos de animais classificando-os em animais terrestres, aquáticos e aéreos, permitindo que elas mesmas elaborassem os conceitos para distingui-los, a partir da observação de suas características comuns, enquanto realizam a separação para agrupá-los considerando o que tinham em comum.

Paralelamente, além de identificar semelhanças e diferenças, trabalham agrupamentos, fazem uso frequente de contagem, separação, identificam números, quantidades, memorizam e recitam sequências numéricas, além de se aproximarem das temáticas nele apresentadas.