Estudantes têm aula em espaço da UFMG, em BH

Mostrar aos alunos como funciona na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Esse é um dos desafios superados pelos professores do Colégio Nossa Senhora da Piedade. Unindo essa superação com a diversão de uma viagem em grupo à capital, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, supervisionados por Ir. Ribamar Mendonça – diretora da Instituição e pelo professor Sandro Coelho Costa, visitaram no dia 22 de Maio o “Espaço do Conhecimento UFMG”, localizado na Praça da Liberdade em Belo Horizonte/MG.

Percorrendo os diferentes setores e andares do “Espaço do Conhecimento UFMG” os jovens tiveram contatos com diversas teorias que explicam a origem do Universo e de todas as formas de vida do nosso planeta, incluindo aí o próprio ser humano e seus antepassados.

De tudo o que viram o que mais chamou a atenção dos alunos foi a exibição do filme “ABC das estrelas” no planetário, que proporcionou uma viagem pelo Sistema Solar explorando constelações e os planetas que o compõe.

“A sensação que dá é que parece que fomos abduzidos”, comentou eufórico o estudante Walter Calazans de Freitas Rocha, durante a exibição do filme no planetário. Já a aluna Sabrina Vieira Pinto elogiou a atividade: “Indiscutivelmente, este foi um dos melhores trabalho que já realizamos”, disse.

O Planetário possui um conjunto especial de projetores de imagens que permite, entre outras façanhas, a reprodução do céu como se fosse de qualquer local do planeta, em qualquer época – passado, presente ou futuro.

Todo conteúdo da visita foi explorado em sala de aula e o resultado do trabalho será uma atividade avaliativa (registro da visita técnica).

“O trabalho foi muito importante para que as crianças verificassem que os conteúdos que estudamos em sala de aula e em nosso material didático está atualizado. Durante a atividade, tudo aquilo dito em sala de aula pôde ser visualizado em diferentes mídias e recursos. Acredito que após essa experiência a turma estará ainda mais envolvida nos próximos conteúdos e nas descobertas que nos aguardam na Unidade 2”, comentou o professor Sandro Coelho Costa.

Veja fotos do passeio

Espaço Do Conhecimento