Unindo o útil ao agradável com uma pitada do inusitado

Nada como ter a possibilidade de unir o útil ao agradável e ainda adicionar uma pitada do inusitado! Foi isto que ocorreu com os alunos dos 5ºs anos do Ensino Fundamental, das professoras Aline Cordeiro e Cláudia Xavier, aos 22 dias do mês de junho. Por estarem trabalhando com os diferentes gêneros textuais, dentro do Projeto de Leitura e Escrita (PLEPIi), uma das atividades propostas era que os alunos redigissem uma carta. Inicialmente a proposta era trocar correspondências com parentes, os próprios colegas de sala, um amigo distante ou outra pessoa conhecida e que após a realização da atividade, os alunos fossem até uma Agência dos Correiros para postarem a correspondência, no intuito de assimilarem, desde a estrutura e linguagem específicas desta modalidade, bem como para se apropriarem de todos os passos necessários até a formalização da postagem.

Apresentada a proposta e por estarem em clima de Copa do Mundo, os alunos manifestaram o desejo de escreverem para os jogadores da Seleção Brasileira. Quanta empolgação! Quando podiam imaginar que poderiam escrever uma carta para seus craques prediletos?

Por fim, figurinhas dos álbuns seguiram juntas às cartas que teceram desde votos de boa sorte, a parágrafos inteiros recontando alguma proeza, lances marcantes, confirmação de alguma curiosidade, a admiração e apreço pelo profissional escolhido. Assunto é o que não faltou!

As cartas foram destinadas à Confederação Brasileira de Futebol, aos cuidados dos jogadores preferidos de cada aluno. Esperançosos, todos aguardam que suas cartas cheguem aos craques do coração e torcem para serem respondidos e que as figurinhas enviadas voltem autografadas, explica a professora Aline Cordeiro.

Abaixo, o registo dos alunos postando as correspondências:

Unindo O útil Ao Agradável Com Uma Pitada Do Inusitado