Um passeio pelas raízes mineiras e o encontro com o ex combatente da FEB, participante da Segunda Guerra Mundial, Major Ivan Esteves Alves.

postado em: Publicações | 0

Os alunos dos sextos anos do Ensino Fundamental aguardaram com grande expectativa o amanhecer do dia 06 de abril, sábado, quando saíram em excursão para as cidades históricas de São João Del Rei e Tiradentes onde uma gama de atividades os aguardavam no intuito de consolidar e vivenciar na prática, um pouco da abordagem introdutória acerca dos processos evolutivos e suas representações histórico-artístico-cultural estudados nas disciplinas de Geografia e História.

A escolha pelo acervo das cidades supracitas se deu no sentido de oportunizar um enriquecimento e um aprofundamento das percepções que os alunos têm em relação ao acervo de Congonhas e permitir um contato mais próximo com o acervo do barroco mineiro presente em São João Del Rei e Tiradentes, além de, simultaneamente desmistificar o conceito prévio que muitos têm de que o barroco é “coisa velha”. Em contrapartida, a visita visou ainda reforçar a abordagem de que o aluno que é estimulado na sua criatividade, na sua capacidade intuitiva, produz mais e apreende com mais facilidade os conteúdos que lhe são apresentados.

Assim sendo, com visitas agendadas em diferentes espaços históricos de fundamental e relevante importância histórica, os alunos tiveram acesso a informações acerca de algumas igrejas, tais como: a Igreja de Carmo, a Igreja das Mercês, a Igreja São Francisco de Assis de Aleijadinho e a Igreja São Antônio de Tiradentes, bem como a oportunidade de visitar o Museu  e o túmulo do Ex-Presidente da República Tancredo Neves, a Catedral do Pilar, o Cristo Redentor, o Mirante e o Solar dos Neves.

Durante a visita técnica orientada, acompanhados por seus respectivos professores e por Ir. Ribamar, diretora do Colégio, os alunos tiveram ainda a oportunidade ímpar de conhecer o Major Ivan Esteves Alves, expedicionário da FEB (Força Expedicionária Brasileira)força militar brasileira participante da Segunda Guerra Mundial.

Como culminância deste rico passeio, que fecha as abordagens discutidas em sala de aula com Thiago Nunes, professor de Geografia e idealizador do Projeto, em consonância com as discussões e atividades desenvolvidas junto ao professor de História, Paulo Vimieiro, na disciplina de História e ambos esperam que ao desenvolverem este projeto tenham conseguido despertar nos alunos uma sensibilidade artística de amor e respeito pelas artes do nosso país, respeitando as diferentes expressões artísticas de hoje e de ontem, transformando-os em cidadãos conscientes e verdadeiros guardiães e defensores de nosso patrimônio histórico e geográfico. 

Para finalizar a visita técnica orientada, não poderia faltar um passeio na Maria Fumaça, uma experiência que todo mineiro ou morador de Minas deve experimentar, uma vez que este meio de transporte indiscutivelmente faz parte da cultura do estado mineiro. 

 

Conhecendo Um Pouco Mais Minas Gerais E Seu Acervo Histórico

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar

 

Uma escola da Rede Piedade de Educação