Semana do Universo Infantil

Instituída pela Lei nº 12.602, de 2012, em seu Art. 1º, a semana do dia 25 de agosto é considerada a Semana Nacional da Educação Infantil e especificamente o dia 25, o Dia Nacional da Educação Infantil, em homenagem ao nascimento da fundadora da Pastoral da Criança, a médica Zilda Arns, falecida em 2010 em um terremoto no Haiti.

E uma semana tão especial e importante como esta, não pode passar despercebida!

Assim, disponibilizaremos alguns momentos, para que vocês acompanhem um pouco das experiências, dos aprendizados, das trocas, dos sorrisos, enfim; do encanto da descoberta!

 

Diariamente, são diversas e também distintas as atividades propostas. Existem momentos em sala de aula, no parquinho, na quadra, no Salão Nobre, na Capela e na área dos carrinhos, quando viram motoristas mirins e praticam as noções de trânsito e do atravessar a rua atentos aos dois lados. Momentos em que trabalham com dobraduras, tracejados, atividade que estimulam a coordenação motora, a psicomotricidade, enfim, atividade é que não falta, neste universo que trabalha as relações, a existência do outro, o compartilhar, o trocar o brinquedo com o colega, o aguardar a sua vez de passar por uma experiência que, apesar de coletiva é também individual, porque todos tem a sua vez.

Momento para se encantar curtindo uma peça teatral, momento de brincadeiras livres, com brinquedos da escola e também com os que trazem de casa. Há o dia para levar o mascote para casa e com ele visitar amigos, realizar as atividades rotineiras e também as do “Para Casa”.

  Existe também o dia do piquenique, com o lanche coletivo, uma delícia só!!! São tantas as coisas que fazem durante as horas em que estão com os colegas! Brincam juntos, aprendem juntos!

 

O parquinho é um lugar que oportuniza o encontro com outras crianças e aí o universo da sala de aula amplia seu formato e ganha novas dimensões. Novos colegas compartilham novos saberes, novas trocas. E tudo se processa sob os olhares ávidos e atentos. Inicialmente observam, analisam as diversas situações e aos poucos vão se permitindo “baixar a guarda” e curtir a fundo tudo que é proposto!

O novo, para estes pequenos, não é motivo para sofrimento, é estímulo para conhecer, para se apropriar do desconhecido. Desta forma, o pegar em um lápis, em um giz de cera, em uma massinha, a proposta de fazer uma pintura com tinta guache, rasgar papel, relacionar cores, quantidades, conhecer e aprender a fazer o traçado das letras e dos números… Caminhar sobre riscos, fazer círculos, andar para frente e para trás, receber as lições sobre lateralidade. Tudo! Uma verdadeira e completa riqueza de detalhes, de novidades, de gostosas descobertas que vão se consolidando e se transformando em aprendizagem, em estímulos que foram superados e assimilados, transformando-se em conceitos, formas, saberes incutidos!

Disponibilizaremos algumas fotos, só para que vocês percebam a grandiosidade desta data!

Um Pouco Do Universo Infantil

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar