Colégio Piedade no ENEM: rumo à redação nota 1000!

Estudantes da 3ª série aproveitaram o intervalo após a última aula de Redação antes do Enem para fazer uma selfie em frente ao Colégio

Escrever é mais do que um conhecimento. É uma habilidade, uma prova de sintonia com o mundo em que se vive; é saber se expressar diante dele, se fazer ouvir e ser entendido. Para uma boa produção textual, o aluno deve ter o senso crítico aguçado. Isso lhe garantirá não só o ingresso às universidades, como será, também, uma sólida e duradoura ferramenta na construção da cidadania.

Com peso significativo na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a Redação preocupa os estudantes. Como o tema é sempre uma surpresa, não basta conhecer os tipos textuais que podem ser pedidos na elaboração da Redação, é preciso estar por dentro dos principais assuntos da atualidade. Para atender aos alunos da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Nossa Senhora da Piedade, aulas específicas de Redação, trabalham intensamente tudo o que o vestibulando precisa saber para alcançar a tão sonhada nota máxima.

Nos dias que antecedem a prova de redação do Enem, as aulas de redação tomam uma importância ainda maior. Foi o caso da sexta-feira, 03/11 – última aula antes da primeira prova do Enem. Segundo o professor de Redação Afonso Celso Henriques, em todos os parágrafos, deve-se tratar do tema proposto pelo Exame, desde a tese levantada pelo estudante até nos argumentos, nos problemas e, inclusive, na solução desses. O docente deixa, ainda, mais duas dicas:

• Os mecanismos de coesão textual (substantivo temáticos, preposições, expressões de retomada e de referência, conjunções, pronomes relativos, entre outros) devem ser usados sem repetições, pois asseguram a conexão tanto das palavras como das ideias.
  • O detalhamento da proposta de intervenção deve ser bem elaborado: a apresentação dos agentes (quem), ações (o quê), o modo de realização (como) e a finalidade (para quê).

Atenção para as DEZ situações que podem reduzir bastante a nota de uma redação no ENEM:

1. Fugir do tema proposto.
  2. Apresentar um texto curto, com menos de 10 linhas.
  3. Desrespeito aos direitos humanos (racismo, xenofobia, homofobia ou sexismo por exemplo).
  4. Fazer outro ou desviar do tipo dissertação solicitado.
  5. Cometer erros gramaticais (na dúvida, use um sinônimo).
  6. Uso de linguagem oral ou informal.
  7. Uso de palavras muito rebuscadas.
  8. Excesso de citações ou uso de citação sem critério.
  9. Impropérios, desenhos e deboches.
  10. Radicalismos (expressões como “nunca”, “sempre” e “jamais”, por exemplo).

Verificando várias reportagens que abordam a previsão temática Redação no Enem, confira abaixo um compilado dos possíveis temas para a redação do próximo domingo.

15 possíveis temas para a Redação do Enem 2017:

1. Mobilização e ativismo nas redes sociais
  2. Ciberbullying e outros crimes virtuais (Baleia Azul)
  3. Terceira guerra mundial
  4. Desafios da mobilidade urbana
  5. Tecnologia e sociedade: Tecnovícios
  6. Homofobia e sua criminalização
  7. Envelhecimento da população
  8. Família no século 21
  9. Onda anti-vacinação
  10. Sistema prisional brasileiro
  11. Limites entre estética e saúde
  12. O pensamento conservador e o avanço da censura no Brasil
  13. Corrupção no futebol na política
  14. Meio ambiente: responsabilidade ambiental
  15. Crise hídrica e seus impactos

Mais dez dicas para uma boa redação:

1. Quem quer escrever bem, precisa ler bastante. Ao ler, compreendemos diversos mecanismos linguísticos, mesmo que não saibamos de maneira sistematizada regras e conceitos gramaticais;
  2. Sempre que escrever, peça que alguém corrija sua redação, pois assim você perceberá quais aspectos devem ser melhorados;
  3. Respeite as linhas predeterminadas. Cada linha excedida é desconsiderada pelos corretores, por isso, seja conciso;
  4. Algumas falhas são percebidas apenas com uma leitura minuciosa. Nunca entregue seu texto sem antes reler o que escreveu;
  5. Respeite a estrutura do texto, escreva parágrafos que delimitem bem as partes que o compõem. Um bom texto deve apresentar introdução, desenvolvimento de até três parágrafos e conclusão;
  6. Seja objetivo, evite clichês, frases feitas e elementos que não agregarão absolutamente nada para o desenvolvimento de suas ideias;
  7. Atenção às margens e ao recuo dos parágrafos, pois a organização de seu texto interfere na inteligibilidade das ideias. Cuidado com a letra, pois os corretores geralmente não perdem tempo tentando decifrar uma escrita ilegível;
  8. Se o título for obrigatório, faça uso de frases nominais e nunca pontue ao seu final;
  9. Evite períodos longos, pontue sempre que possível. Orações longas podem prejudicar a coerência e a coesão textual;
  10. Se possível, é recomendável que você comece sua prova pela redação, já que ela pesa muito na composição final da nota.

Fonte: mundoeducacao.com

Vai fazer o ENEM? Aproveite para pesquisar reportagens sobre os temas acima e ampliar sua informatividade e tenha uma boa prova!