Relação aula x Conhecimento

Aula prática realizada nos dias 17 e 21 de outubro com alunos do 1º ano do Ensino Médio com órgãos do porco tenta despertar a visão de que, por incrível que pareça, somos constituídos exatamente da mesma forma que os suínos. Mesmos órgãos, mesma sequência, mesma estrutura: enfim homologia indiscutível.

Se organicamente somos tão semelhantes,  que nos faz humanos?

As percepções. As reações dos estímulos externos nos diferenciam dos outros animais e de outros da mesma espécie.

A percepção da aluna Camila Leão Sabará gerou um relatório rico de impressões a partir de suas “percepções”, onde pode ler: … Relação aula x Conhecimento.

“Em primeiro plano, o odor do laboratório assustou a todos. Era um cheiro forte, despertava certo nojo. Porém, enquanto vivenciávamos tal experiência, este fato foi se tornando irrelevante, lidamos com o odor sem problemas. O “nojo” desapareceu assim que o professor pediu respeito durante a atividade, o que nos alimentou com valores morais; respeito aos animais, análise simbólica da vida, a importância da biologia em nosso dia a dia., etc.

Momentos como cortar e abrir os órgãos, sentir as cordas vocais, sentir  a textura da língua, apertar coágulos, diferenciar glote/epiglote, “viajar” em cada parte do coração e rins, entre outros, nos despertou interesse e incitou o conhecimento”…

Concluiu citando Richard Dawkins: “Biologia é o estudo de coisas complicadas que têm a aparência de terem sido projetadas com um propósito”.

Vejam fotos da aula prática:

Relação Aula X Conhecimento