(Re) descobrindo o espaço

postado em: Publicações | 0

Os estudantes do 6º ano realizaram diversas atividades práticas na disciplina de Geografia nesta primeira etapa.  Experimentaram contato com bússolas, elementos naturais e culturais estudando a paisagem no entorno do colégio e ainda realizaram maquete do Sistema Solar com o objetivo de concluir os estudos realizados no Capítulo 4 – Terra, lar de todos do material didático.

Por meio da atividade prática realizada no pátio da Igreja Matriz os estudantes analisaram a paisagem e sob a orientação do docente anotaram e refletiram acerca dos elementos culturais e naturais que compõem a paisagem da nossa cidade.

 

Essa vivência permitiu aos estudantes refletirem sobre as ações do homem na construção do Espaço Geográfico. Além disso, o fato de estarmos localizados em uma cidade histórica possibilitou aos estudantes compreenderem que diferentes tempos históricos estão presentes no espaço geográfico atual. Esses conteúdos foram trabalhados nos capítulos 1 – O lugar de todos e cada um e capítulo 2 – (Re) descobrindo o espaço.

Outro trabalho que mereceu destaque foi a realização da pesquisa para elaboração de maquete representando o Sistema Solar.  Os principais objetivos do trabalho foram:

  • Trabalhar com diferentes formas de representação;
  • Conhecer o Sistema Solar, identificando a Terra como parte dele;
  • Desenvolver o senso de coletividade por meio do trabalho em grupo.
  • Caracterizar os diversos planetas e demais corpos celestes que compõem o Sistema Solar.

Como culminância do trabalho os estudantes apresentaram suas maquetes para a turma explicitando curiosidades e descobertas realizadas por meio da pesquisa prévia que fundamentou a construção das maquetes. Os estudantes explicaram para a turma quais materiais utilizaram e socializaram as dificuldades encontradas na elaboração dos trabalhos. De acordo com o docente da disciplina todos os grupos, e mesmo os estudantes que optaram por realizar seu trabalho individualmente, se dedicaram muito na realização dos trabalhos e utilizaram diversos materiais, como isopor, papel, papelão, materiais comestíveis, etc.

 

Vejam algumas fotos da exposição:

Sistema Solar

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar