Química na prática: Você sabe o que é Titulação?

Colocar em prática o aprendido em sala de aula, esse foi o desafio proposto pela professora de Química, Maísa Gouveia, aos alunos da 2ª e 3ª série do Ensino Médio. A atividade, que foi realizada no laboratório de química, propôs que os alunos mostrassem como ocorre o fenômeno da Titulação, que consiste em um procedimento laboratorial utilizado para determinar a concentração em quantidade de matéria (ou concentração em mol/l) de uma solução que contém um ácido ou uma base.

Durante o processo de titulação sempre ocorre uma mistura de soluções contendo solutos diferentes com ocorrência de relações químicas. “A atividade foi muito interessante, e a proposta de nos levar ao laboratório é sempre divertida, por fugir da rotina de sala de aula. Durante a atividade mexemos nas soluções, misturando um ácido e uma base para gerar uma reação de neutralização”, explicou a aluna Letícia M. Seabra, da 2ª série do Ensino Médio.

Aos alunos da 3ª série a atividade foi realizada como forma de revisão do conteúdo.

Seguem fotos das turmas realizando o procedimento e um pequeno vídeo do momento da reação.

Titulação